Coronavírus
|
19 de julho de 2021
|
18:19

Confirmados dois primeiros casos da variante Delta no RS

Por
Sul 21
[email protected]
Ainda não se sabe se nova variante pode se sobrepor a Delta, atualmente predominante no mundo. Foto: Handout
Ainda não se sabe se nova variante pode se sobrepor a Delta, atualmente predominante no mundo. Foto: Handout

O governado do Estado informou nesta segunda-feira (19) que foram confirmados os dois primeiros casos da variante Delta (B.1.1.617.2), de origem indiana, no Rio Grande do Sul. Os casos são referentes a pacientes residentes em Gramado, sem histórico de viagem recente e que tiveram contato entre si.

Um dos casos foi confirmado por meio de sequenciamento genético completo pela Fiocruz e o outro caso foi confirmado por sequenciamento parcial realizado no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), e por vínculo epidemiológico (contactante do primeiro caso).

Um terceiro caso suspeito foi descartado, mas há ainda outros quatro casos sob análise da Fiocruz (dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas), que devem ter o resultado dos exames laboratoriais divulgados ao longo desta semana.

A variante Delta tem como característica maior transmissibilidade e diminuição da eficácia dos anticorpos produzidos pelas vacinas, sendo necessárias a aplicação de duas doses para garantir uma boa imunização. Em razão disso, a Secretaria da Saúde (SES) passou a orientar a redução do intervalo entre as duas aplicações dos imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca de 12 para 10 semanas. O governo diz que ainda não há evidências de que a doença provocada pela variante seja mais ou menos agressiva do que as demais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora