Saúde
|
19 de julho de 2023
|
15:12

Câmara dá título de cidadã de Porto Alegre a biomédica que combateu fake news na pandemia

Por
Duda Romagna
[email protected]
Divulgação científica simplificada e acessível virou o foco de Mellanie durante a pandemia. Foto: Arquivo Pessoal
Divulgação científica simplificada e acessível virou o foco de Mellanie durante a pandemia. Foto: Arquivo Pessoal

Na manhã da última quarta-feira (12), a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou a concessão do título de Cidadã da Capital à Mellanie Fontes-Dutra, biomédica PhD em neurociências que combateu a disseminação de desinformação durante a pandemia de covid-19. O projeto é de autoria do vereador Professor Alex Fraga (PSOL). A pesquisadora é natural de Aracaju, capital do Sergipe, e veio para o Rio Grande do Sul com a família com apenas um ano de idade.

“Me sinto muito lisonjeada por receber essa honraria da cidade que me acolheu desde pequena, e que tanto me oportunizou construir minha trajetória acadêmica. A atuação dentro da pandemia reforça o quanto cientistas e divulgadores científicos têm um papel relevante na sociedade, e que precisamos de políticas públicas baseadas em evidências científicas”, afirma a homenageada.

Em seu trabalho nas mídias, Mellanie atua como divulgadora científica, com linguagem simples para desmistificar e traduzir produções acadêmicas, e acumula mais de 100 mil seguidores em seu perfil no Twitter e 25 mil no Instagram. A pesquisadora é também idealizadora e coordenadora da Rede Analise, membro da União Pró Vacina e da rede Todos Pelas Vacinas.

Atualmente, Mellanie é professora da Escola de Saúde da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) para os cursos de Medicina, Biomedicina e Engenharia Biomédica. É coordenadora do curso de Biomedicina e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos.

Veja também: Live do Sul21: ‘Não faz sentido escolher vacina’, diz biomédica

“Quanto mais a sociedade se empoderar da ciência para suas decisões, mais a ciência passará a fazer parte da própria rotina da sociedade, e estaremos avançando ainda mais na luta contra a desinformação. Essa honraria significa muito isso pra mim: que mulheres cientistas e divulgadoras científicas podem ocupar essas posições e inspirar que muitas outras trilhem caminhos ainda maiores”, dfende Mellanie.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora