Saúde
|
18 de novembro de 2022
|
13:58

Anvisa autoriza primeira importação de cannabis in natura produzida no Uruguai

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Creative Commons
Foto: Creative Commons

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na tarde de quinta-feira a primeira importação por pessoa física de cannabis in natura produzida no Uruguai.
A decisão, que tem validade de 2 anos, permite a importação da planta produzida pela PUCMED, empresa uruguaia licenciada e autorizada pelo Ministério de Agricultura uruguaios.

O paciente que recebeu a autorização é um homem de 61 anos, de Curitiba (PR), e utiliza a cannabis para tratar glaucoma, uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular.

A Anvisa baseou a autorização na Resolução RDC nº 660, de 30 de março de 2022, e libera a importação de produtos conforme prescrição de profissional legalmente habilitado.

A decisão foi celebrada pela Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (ABICANN) como um “avanço histórico”. A entidade destaca que a cannabis medicinal pode impactar tratamentos e pesquisas clínicas em dezenas de especialidades médicas e beneficiar mais de 18 milhões de brasileiros.

A Abicann estima que apenas 50 mil brasileiros tenham acesso ao produto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora