Saúde
|
27 de maio de 2022
|
08:56

Trabalhadoras e trabalhadores da saúde se unem para pedir a sanção do PL 2564

Por
Sul 21
[email protected]
Mobilização reuniu em Passo Fundo sindicatos de várias regiões do Estado (Foto: Divulgação/Diogo Zanatta)
Mobilização reuniu em Passo Fundo sindicatos de várias regiões do Estado (Foto: Divulgação/Diogo Zanatta)

O Sindisaude Passo Fundo sediou, quarta-feira (25), na Praça do Teixeirinha, uma mobilização regional que reuniu sindicatos da saúde de Santa Rosa, Cruz Alta, Erechim, Santo Ângelo, Ijuí, Pelotas, Santiago e São Borja. O objetivo do ato foi ampliar a mobilização para que o PL 2564, que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem e do Auxiliar de Enfermagem seja sancionado pelo Presidente da República, bem como, solicitar a aprovação do reajuste do piso regional no RS pela Assembleia Legislativa, além de melhores condições de trabalho, renovação dos acordos e convenções coletivas e a revogação da EC 95, que congela por 20 anos os recursos para a saúde.  

O ato aconteceu na Praça do Teixeirinha e depois o grupo seguiu em caminhada até o Hospital São Vicente de Paulo onde foi entregue à direção um ofício destinado ao presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Luciney Bohrer, solicitando ações por parte da entidade que primem pela valorização dos profissionais da saúde.

Após o grupo seguiu até a Câmara de Vereadores de Passo Fundo, onde um ofício foi entregue ao presidente Evandro Meireles e ao vereador em exercício, Neri Gomes. O documento solicita apoio dos parlamentares locais para que intervenham junto a senadores e deputados federais de seus partidos em relação à Sanção do PL 2564 e à PEC 11, emenda que busca a viabilização de recursos para custear o piso e que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), informou que irá colocar em votação na próxima semana.

Presente na mobilização, o presidente da Federação dos Empregado em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (FEESSERS), Milton Kempfer, afirmou que o ato foi uma manifestação que demonstrou a união dos trabalhadores, o apoio da comunidade, principalmente unidade das entidades representativas. “Precisamos manter e ampliar essa mobilização até o objetivo que é melhorar as condições de vida das trabalhadoras e trabalhadores da saúde”, disse.

Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS, disse que foi um dia que os trabalhadores se manifestaram em relação a essa pauta justa, necessária e urgente. “A mobilização foi acolhida com apoio do movimento social e sindical da região. Muitas pessoas da comunidade em geral declararam apoio. A CUT apoia e está comprometida com esta luta e considera que a questão da saúde é essencial e central para que o Brasil volte a ser um país mais justo e para isso precisa de investimentos, valorização dos trabalhadores, salários, condições e ambiente de trabalho dignos. Parabéns a todos os sindicatos presentes e lembramos que a luta precisa continuar, com a sanção do PL 2564, seguindo pela jornada e mais verbas para a saúde, com mais compromisso do estado brasileiro com esse tema”. 

“Sabemos que ainda não existem fontes de custeio para o financiamento do piso e por isso vamos pressionar para que os deputados e senadores aprovem os projetos que viabilizam o pagamento do piso. Por isso nosso pedido aos vereadores, deputados estaduais, federais e senadores, para que todos colaborem com a nossa luta e possam garantir o piso da enfermagem e reajuste dos salários”, disse a diretora do Sindisaude Passo Fundo, Terezinha Perissinotto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora