Saúde
|
10 de abril de 2022
|
15:24

UTI Neonatal do Hospital de Clínicas está com superlotação

Por
Sul 21
[email protected]
Emergência do Hospital de Clínicas tem a pior situação na cidade, com 56 leitos e 137 pessoas internadas. Foto: Luiza Castro/Sul21
Emergência do Hospital de Clínicas tem a pior situação na cidade, com 56 leitos e 137 pessoas internadas. Foto: Luiza Castro/Sul21

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre está com superlotação em sua UTI Neonatal, situação agravada durante o final de semana. Neste domingo (10), são atendidos 22 pacientes para 20 leitos existentes na UTI Neonatal, e 21 pacientes para 20 leitos na Unidade de Tratamento Semi-Intensivo.

Devido a superlotação, não há mais leitos de cuidados intensivos e semi-intensivos disponíveis aos recém-nascidos. O atendimento também segue com restrição máxima no Centro Obstétrico, mesmo após abertura de dois leitos extras. O Hospital de Clínicas orienta as gestantes a procurem seus hospitais de referência.

Na sexta-feira (8), a situação também era crítica na Emergência Pediátrica do hospital, que chegou a atender 30 crianças mesmo tendo nove vagas disponíveis, uma demanda superior ao triplo da capacidade. Por esse motivo, o atendimento ao serviço passou a ser restrito apenas para pacientes com risco iminente de morte. Em casos mais simples, a recomendação do Hospital de Clínicas é de que a população procure as unidades básicas de saúde para atendimento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora