Eleições 2022
|
5 de outubro de 2022
|
16:53

PSB anuncia apoio a Eduardo Leite no segundo turno da disputa pelo Piratini

Por
Sul 21
[email protected]
PSB declarou que apoio não está relacionado a cargos em eventual novo governo de Leite. Foto: Dani Barcelos
PSB declarou que apoio não está relacionado a cargos em eventual novo governo de Leite. Foto: Dani Barcelos

A direção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB/RS) anunciou, nesta quarta-feira (5), apoio no segundo turno à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) ao governo do Estado. A decisão foi tomada em reunião da executiva estadual, na noite de terça-feira (4), e informada pelo presidente da sigla, Mário Bruck, durante coletiva de imprensa na sede do partido, ao lado de Leite e de Vicente Bogo, candidato do PSB ao Piratini.

“Por decisão unânime, anunciamos nosso total e irrestrito poio à candidatura de Eduardo Leite, convictos de ser a melhor opção para mantermos o diálogo e a democracia. Não iremos compactuar com uma candidatura que representa o retrocesso e que fecha as portas para quem pensa diferente”, disse Bruck, fazendo referência à candidatura do bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL).

O presidente da sigla enfatizou que o apoio do PSB “não tem nenhum condicionante”, afirmando que o partido não quer cargos para a legenda em uma eventual reeleição de Leite.

Ex-deputado constituinte, Vicente Bogo reforçou a defesa da democracia no apoio a Lula e Leite e lamentou que o segundo turno tenha se tornado uma luta “do bem contra o mal”, ameaçando a constituição federal.

“O perfil do novo Congresso tornou muito fácil mudar a Constituição. Ela está sob ameaça, assim como nossa democracia”, afirmou, anunciando que vai intensificar o apoio a Lula no segundo turno para a presidência da República.

No encontro, Leite destacou que recebe o apoio do PSB no segundo turno “com alegria e com muito orgulho”. “O PSB participou do governo Sartori e do nosso governo ocupando, por exemplo, a Secretaria de Obras e Habitação, com José Stédile. Não deixamos de ter diferenças, mas sempre a exercemos com muito respeito e diálogo. Temos o entendimento mútuo de que isso não representa estar ‘em cima do muro’ e sim demonstra a capacidade de superarmos as divergências pelo bem comum”, explicou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora