Eleições 2022
|
29 de setembro de 2022
|
15:47

Justiça determina adoção do passa livre nas eleições em Pelotas e Canoas

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A 4ª Vara Cível da Comarca de Pelotas e a 1ª Vara Cível da Comarca de Canoas acataram nesta quinta-feira (29) pedidos de Ação Civil Pública protocolados pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e determinaram que os ônibus do municípios operem com sistema de passe livre nas eleições.

Nas ações, a Defensoria argumenta que há uma “evidente violação ao direito de acesso ao voto e ao sufrágio enquanto garantia constitucionalmente assegurada, pela limitação do direito de acesso à mobilidade urbana em dia de eleições, além da violação à razoabilidade, proporcionalidade e publicidade do questionado posicionamento, o que poderá trazer irreparáveis prejuízos ao exercício da cidadania e ao direito ao voto dos cidadãos e das cidadãs eleitores e eleitoras”.

Além de Pelotas e Canoas, a Defensoria Pública ajuizou ações semelhantes para assegurar o passe livre no transporte público nas cidades de Porto Alegre e Santa Maria no dia das eleições. O passe livre já havia sido garantido pela Prefeitura de Caxias do Sul.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora