Eleições 2022
|
28 de setembro de 2022
|
09:59

Genial/Quaest: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro para 13 pontos no 1º turno

Por
Sul 21
[email protected]
Lula e Bolsonaro. Fotos: Guilherme Santos/Sul21 e Marco Corrêa/Fotos Públicas
Lula e Bolsonaro. Fotos: Guilherme Santos/Sul21 e Marco Corrêa/Fotos Públicas

O ex-presidente Lula (PT) oscilou positivamente de 44% para 46% na nova rodada da pesquisa Genial/Quaest de intenções de voto para a presidência da República, elevando para 13 pontos a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que oscilou negativamente de 34% para 33% em relação à semana passada. Em votos válidos, Lula teria 50,5%, o que o colocaria dentro da margem de erro para definir a disputa já no próximo domingo.

A nova rodada da pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, divulgada na madrugada desta quarta-feira (28) ouviu 2 mil eleitores com 16 anos ou mais em entrevistas domicialiares entre os dias 24 e 27 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. A rodada anterior do levantamento foi divulgada no dia 21.

Aindo no cenário estimulado, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem em empate técnico na terceira colocação, com 6% e 5%, respectivamente. Soraya Thronicke foi a outra única candidata a pontuar, com 1%. Indecisos somam 5% e outros 4% disseram que não votarão em nenhum candidato.

 

Foto: Reprodução

No cenário espontâneo, aquele em que o entrevistado não escolhe a partir de uma lista com o nome dos candidatos, Lula também oscilou positivamente dois pontos percentuais, de 34% para 36%, enquanto Bolsonaro permaneceu com os mesmos 30%.

Segundo a pesquisa, 79% dos eleitores dizem que a sua decisão de voto já definitiva, enquanto 20% dizem que ainda podem mudar — 1% não souberam responder. Entre os eleitores de Bolsonaro e Lula, a taxa de definição é de 84% e 85%, respectivamente. Por outro lado, 48% dos eleitores de Ciro e 49% dos que preferem Tebet dizem que ainda podem mudar de voto.

Já numa eventual disputa de 2º turno, 52% dos entrevistados disseram que irão votar em Lula, contra 38% que preferem Bolsonaro. Na semana passada, Lula tinha 50% e Bolsonaro 38%.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora