Eleições 2022
|
1 de setembro de 2022
|
21:52

Datafolha: Lula oscila de 47% para 45%, Bolsonaro se mantém estável com 32%

Por
Sul 21
[email protected]
Lula e Bolsonaro protagonizam uma disputa acirrada pela presidência do Brasil. Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil.
Lula e Bolsonaro protagonizam uma disputa acirrada pela presidência do Brasil. Fotos: Ricardo Stuckert e Agência Brasil.

Pesquisa Datafolha para a presidência da República, divulgada na noite desta quinta-feira (1º), mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 45% das intenções de voto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Ciro Gomes (PDT) tem 9% e Simone Tebet (MDB) registra 5% de preferência.

Na comparação com o levantamento anterior do mesmo instituto de pesquisa, divulgado em 18 de agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, Bolsonaro se manteve com o mesmo percentual, Ciro Gomes subiu dois pontos e Simone Tebet cresceu três pontos, portanto, acima da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os demais candidatos, Soraya Thronicke (União Brasil), Pablo Marçal (PROS) e Felipe d’Avila (Novo) foram citados por 1% dos entrevistados. Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 4% e não sabe ou não opinaram, 2%.

Considerando apenas os votos válidos, Lula caiu de 51% para 48%, enquanto Bolsonaro oscilou de 35% para 34%.

Perguntados sobre um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, 53% indicaram que votariam no petista e 38%, em Jair Bolsonaro. Em 18 de agosto, 54% optaram pelo primeiro e 37%, pelo segundo.

A pesquisa Datafolha foi a primeira a ouvir os eleitores depois do debate eleitoral realizado no último domingo (28).

Foram ouvidas 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-00433/2022.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora