Eleições 2022
|
16 de agosto de 2022
|
10:44

Ipec: Lula lidera nacionalmente e em 5 de 6 estados

Por
Sul 21
[email protected]
Fotos: Ricardo Stuckert e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fotos: Ricardo Stuckert e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A nova rodada de pesquisas Ipec de intenção de votos para a presidência da República, divulgada na noite de segunda-feira (15) pela TV Globo, aponta que o ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa em território nacional e na maioria dos estados em que foram realizadas pesquisas separadas.

Na pesquisa nacional, Lula lidera o cenário estimulado de 1º turno com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%, por Ciro Gomes (PDT), com 6%, por Simone Tebet (MDB), com 2%, e por Vera (PSTU), com 1%. Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União) não chegaram a 1%. Brancos e nulos somam 8% e outros 7% não sabem ou não responderam.

Considerando apenas os votos válidos, Lula tem 52%, o que seria suficiente para garantir sua vitória em 1º turno.

Já no cenário espontâneo, aquele em que os eleitores dizem em quem irão votar sem serem apresentados a uma lista fechada de candidatos, Lula tem 40% e Bolsonaro tem 30%. O outro candidato citado é Ciro Gomes, com 3%, enquanto 9% disseram que irão votar em branco ou nulo e 16% disseram não saber ou não responder.

Já no principal cenário de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 51% a 35% se as eleições fossem hoje. Brancos e nulos somam 9% e outros 5% disseram não saber ou não responderam.

A Ipec, empresa fundada em 2021 por antigos executivos do Ibope, ouviu 2 mil pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, considerando um nível de confiança de 95%.

Além da pesquisa nacional, a Ipec divulgou nesta segunda-feira uma série de levantamentos estaduais, com os cenários nas disputas para governador, senador e para presidente levando em conta apenas os votos do Estado.

No Rio Grande do Sul, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) lidera a disputa pelo governo com 32% das intenções de voto, enquanto o também ex-governador Olívio Dutra (PT) lidera a disputa pelo Senado com 25% das intenções de voto, em situação de empate técnico com Ana Amélia Lemos (PSD), que aparece com 23%.

Já no cenário presidencial, a Ipec aponta que 40% dos eleitores gaúchos dizem preferir o ex-presidente Lula, contra 35% que declararam voto em Bolsonaro, 7% em Ciro, 2% em Tebet e 1% em Vera. Brancos e nulos somam 7% e outros 7% disseram não saber.

A Ipec também fez o levantamento em outros cinco estados, com Lula liderando em quatro deles. Em São Paulo, o ex-presidente tem 43% contra 31% de Bolsonaro na simulação de 1º turno. Ciro aparece com 7%, Tebet com 3% e Vera com 1%.

Em Minas Gerais, Lula lidera com 42%, seguido por Bolsonaro, com 29%, Ciro, com 5% , e Tebet, com 2%.

No Rio de Janeiro, Lula tem 41%, Bolsonaro tem 37%, Ciro tem 5%, Tebet tem 2% e Vera tem 1%.

Em Pernambuco, Lula tem 63%, Bolsonaro aparece com 22%, Ciro tem 4%, Tebet tem 1% e Vera tem 1%.

Já no Distrito Federal, único estado liderado por Bolsonaro, o presidente aparece com 40%, Lula tem 32%, Ciro tem 9%, Tebet tem 2%, Vera tem 1% e os demais candidatos somados chegam a 1%.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora