Política
|
25 de fevereiro de 2024
|
10:56

Projeto de Lei prevê inclusão de adolescentes abrigados entre beneficiários do Bolsa Família

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Roberta Aline/MDS
Foto: Roberta Aline/MDS

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5625/23 propõe que crianças e adolescentes acolhidos em abrigos institucionais possam ser incluídos no Bolsa Família quando atingirem 18 anos. Em caso de aprovação, a medida valeria para jovens que sejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e tenham familiar per capita mensal de até R$ 218.

Autor do projeto, o deputado Jonas Donizette (PSB-SP) pontua que, ao atingirem a maioridade, esses jovens são obrigados a deixar a instituição em que, na maioria dos casos, passaram a maior parte de suas existências.

Na visão dele, a medida permitirá a eles o acesso a bens e serviço essenciais para uma existência “minimamente digna”. Ele destaca que muitos desses jovens foram resgatados de situações extremas, como violência física ou sexual e a situação de rua, associadas à extrema pobreza e vulnerabilidade.

Antes de ir à votação, a proposta precisa ser analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Com informações da Agência Câmara.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora