Política
|
19 de outubro de 2023
|
07:51

Vida de Diógenes Oliveira será contada em um fotolivro

Por
Sul 21
[email protected]
Casa onde Diógenes viveu hoje é um centro de memória e cultura (Foto: Divulgação)
Casa onde Diógenes viveu hoje é um centro de memória e cultura (Foto: Divulgação)

A vida de Diógenes Oliveira, ativista político que participou da luta armada contra a ditadura no Brasil e do processo de redemocratização do país, será contada em um fotolivro, de autoria dos jornalistas Guilherme Oliveira (filho de Diógenes) e Matheus Piccini. A história do personagem trará consigo a história de diversos quadros políticos da luta contra a ditadura civil-militar no Brasil. Após a redemocratização, Diógenes Oliveira participou da primeira gestão petista de uma capital brasileira como Secretário de Transportes do então prefeito Olívio Dutra, em Porto Alegre. 

A publicação propõe, além de contar a história de Diógenes, narrar o que foi a segunda metade do século XX, entre sonhos e revoluções, procurando construir uma memória coletiva.

O lançamento da obra ocorrerá dia 29 de outubro, às 11h, na casa onde Oliveira morou nos últimos 36 anos, que hoje é um centro de memória e cultura. Neste dia, acontecerá mais uma edição do evento Flor del Pago, composto por música, dança e gastronomia gaúcha. Nesta edição, além do curador Ciro Ferreira, show com Su Paz e Marta Severo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora