Política
|
26 de junho de 2023
|
19:19

Sem acordo com Prefeitura, municipários realizam assembleia geral nesta terça (27)

Por
Sul 21
[email protected]
Última assembleia da categoria foi realizada no auditório da Fetrafi, em Porto Alegre. Foto: Alexandre Costa
Última assembleia da categoria foi realizada no auditório da Fetrafi, em Porto Alegre. Foto: Alexandre Costa

Os municipários de Porto Alegre realizam assembleia geral nesta terça-feira (27), às 19h, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). As reivindicações dos servidores municipais já foram aprovadas em assembleias anteriores e dizem respeito, especialmente, a perdas salariais relacionadas à inflação.

A proposta aprovada em 13 de junho pela categoria reivindica o pagamento de 11,25% de reajuste (o mesmo obtido pelos servidores da Câmara Municipal) e mais 19% parcelados até 2025, completando assim os 30,25% de defasagem estimados desde 2016.

Representantes do Simpa foram procurados pela Prefeitura em 15 de junho, quando foi anunciada decisão do prefeito Sebastião Melo (MDB) de pagar na folha de junho o reajuste de 10% no vale-alimentação e a primeira parcela (2,5%) da reposição salarial proposta pelo Executivo, de 5,79%, ambos retroativos a maio.

Porém, a categoria já havia rejeitado esse mesmo percentual de 5,79% no dia anterior (14), em assembleia. Uma contraproposta foi deliberada, estabelecendo o percentual de 11,25%, retroativos a maio, e o restante do percentual de perdas parcelado até 2025. A categoria ainda avaliava a proposta apresentada quando a Prefeitura anunciou a medida no dia 15.

A assembleia desta terça discutirá, ainda, a garantia de um plano de saúde capaz de atender as demandas da categoria, condições de trabalho e agilidade na realização de concursos e em nomeações de novos concursados. O Simpa defende que o modelo de gestão de Melo é centrado em terceirizações e contratos temporários, ao invés de investir em funcionários do quadro e na qualidade dos serviços da Prefeitura.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora