Política
|
15 de junho de 2023
|
19:40

Prefeitura anuncia reajuste dos municipários enquanto Simpa avaliava proposta

Por
Sul 21
[email protected]
Reunião realizada na tarde desta quinta (15). Foto: Rodger Timm / PMPA
Reunião realizada na tarde desta quinta (15). Foto: Rodger Timm / PMPA

Na tarde desta quinta-feira (15), representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) foram procurados pela Prefeitura da Capital para uma nova rodada de negociação sobre o reajuste da categoria. Desta vez, o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, informou a decisão do prefeito Sebastião Melo de pagar já na folha de junho o reajuste de 10% no vale-alimentação e a primeira parcela (2,5%) da reposição salarial proposta pelo Executivo, de 5,79%, ambos retroativos a maio.

A categoria havia rejeitado esse mesmo percentual de 5,79% no dia anterior (14), em assembleia. Uma contraproposta foi deliberada, estabelecendo o percentual de 11,25%, retroativos a maio, e o restante do percentual de perdas parcelado até 2025. A categoria ainda avaliava a proposta apresentada hoje quando a Prefeitura anunciou a medida.

O Executivo municipal informou também que pretende quitar o restante do percentual de aumento em agosto (1,8%) e em outubro (1,385%).

Em vídeo divulgado após o anúncio da Prefeitura, a diretoria do Simpa destaca que a única alteração na proposta da Prefeitura foi a redução de uma parcela do reajuste nos salários. Os percentuais não foram alterados. Para o sindicato, o governo segue banalizando as pautas do servidores, mas se sentiu pressionado pela mobilização da categoria.

Um ato público está marcado para o próximo dia 20, às 16h, em frente ao Centro Administrativo Municipal. A próxima assembleia geral dos municipários está agendada para o dia 27 de junho.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora