Política
|
10 de janeiro de 2023
|
17:07

STF determina prisões de ex-secretário e ex-comandante da PM do DF

Por
Sul 21
[email protected]
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (10) as prisões de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro e secretário de Segurança do Distrito Federal até o último domingo (8), e do coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da Polícia Militar e responsável pela tropa que atuou durante os atos antidemocráticos contra o Congresso, o Palácio do Planalto e a Suprema Corte.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a ordem de prisão de Torres atende ao pedido da Advocacia-Geral da União, que solicitou a detenção em flagrante de autoridades que participaram ou se omitiram para facilitar a invasão dos prédios dos Três Poderes. Mais cedo, a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão na casa do ex-ministro em Brasília.

Torres, que está em viagem aos Estados Unidos, foi ministro até o final do governo de Bolsonaro, sendo nomeado logo em seguida como secretário no DF pelo governador Ibaneis Rocha, também afastado por decisão de Moraes. Torres foi exonerado ainda durante o domingo por Ibaneis diante das cenas que mostraram clara omissão das forças de segurança para conter a invasão dos prédios públicos.

Vieira também já foi afastado do cago, mas foi exonerado na segunda-feira (9) pelo interventor nomeado para a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal após o presidente Lula decretar intervenção federal na segurança pública do DF.

*Com informações da Agência Brasil. 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora