Política
|
21 de dezembro de 2022
|
13:21

Pricila Maria Santana será a nova secretária da Fazenda do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Pricilla Santana, acompanhada do vice-governador eleito Gabriel Souza e o governador Eduardo Leite. Foto: Reprodução
Pricilla Santana, acompanhada do vice-governador eleito Gabriel Souza e o governador Eduardo Leite. Foto: Reprodução

Pricilla Maria Santana será a secretária da Fazenda a partir do dia 1º de janeiro, quando inicia o segundo mandato do governador eleito Eduardo Leite (PSDB). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo futuro governador, durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Capital.

Funcionária de carreira do Ministério da Economia, Pricilla é atualmente subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no ministério ainda comandado por Paulo Guedes.

“Vai nos ajudar a acelerar o ajuste fiscal e proporcionar recursos para as políticas públicas”, disse Leite.

Na coletiva, o governador eleito também anunciou que o atual secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, assumirá um novo cargo no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O BRDE igualmente será o destino do atual governador Ranolfo Vieira Júnior, que assumirá como diretor do banco.

Regime de Recuperação Fiscal

Como servidora do Ministério da Economia, a futura secretária da Fazenda atuou na formulação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e nas negociações feitas para a adesão do Rio Grande do Sul ao mesmo.

Na coletiva de imprensa, Pricilla afirmou que pretende rever alguns pontos do acordo celebrado recentemente entre o governo do Estado e a União. Ela destacou que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) já prevê revisões anuais e possibilidades de repactuações em seus termos, embora não tenha dado muitos detalhes de quais pontos deseja discutir.

Pricilla ainda abordou a negociação dos estados com a União em função das perdas decorrentes da mudança no ICMS sobre combustíveis. Há poucas semanas, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu um prazo de 120 dias para negociações entre os entes federados e o governo federal.

Novo governo

O anúncio da nova secretária da Fazenda se junta a outros nomes já definidos por Eduardo Leite para seu segundo mandato, como Artur Lemos Júnior, na Casa Civil, Eduardo Cunha da Costa, na Procuradoria Geral do Estado (PGE), Raquel Teixeira, na Educação, Tânia Moreira, na Comunicação, e Luciano Boeira, na Casa Militar.

A nova estrutura do governo estadual terá 27 secretarias a partir de 2023, duas a mais do que atualmente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora