Política
|
27 de julho de 2022
|
10:10

Datafolha: Lula tem mais de 30 pontos de vantagem entre jovens de capitais

Por
Sul 21
[email protected]
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

O Datafolha divulgou nesta quarta-feira (27) que o ex-presidente Lula (PT) tem 51% das intenções de votos entre jovens e adolescentes de 12 capitais. A pesquisa aponta que uma ampla vantagem para o presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece apenas com 20% das intenções de voto. Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) tem 12%.

A pesquisa divulgada nesta manhã pelo jornal Folha de S. Paulo é um extrato de uma pesquisa geral sobre a presidência da República que será divulgada na quinta-feira (28). Para este extrato, o Datafolha ouviu 935 eleitores de 16 a 29 anos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. A margem de erro é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.

A pesquisa aponta ainda que André Janones (Avante) tem 2% das intenções de voto nesta faixa etária, enquanto Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) tem 1%. Eymael (DC), Luciano Bivar (União), Santos Cruz (Podemos) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.

A vantagem de Lula é ainda maior entre as mulheres de 16 e 29 aos, grupo em que ele chega a 58% das intenções de voto, contra 16% de Bolsonaro e 10% de Ciro. Entre os homens, Lula também lidera, com 44%, enquanto Bolsonaro sobe para 24% e Ciro para 14%.

No cenário espontâneo, aquele em que os eleitores não escolhem a partir de uma lista fechada, Lula tem 41% das intenções de voto na faixa etária, contra 17% de Bolsonaro e 3% de Ciro. Outros 25% dizem estar indecisos e 13% que não irão votar.

Já no cenário de segundo turno, Lula tem 61% das intenções de voto e Bolsonaro tem 27%.

Por sua vez, Bolsonaro tem a maior rejeição da faixa etária, 62%, contra 32% de Lula e 22% de Ciro Gomes.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora