Política
|
11 de julho de 2022
|
11:48

BTG/FSB: Lula chega a 40% na pesquisa espontânea em cenário de estabilidade

Por
Sul 21
[email protected]
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

O Instituto FSB Pesquisa divulgou nesta segunda-feira (11) mais uma rodada de seu levantamento de intenções de voto para a presidência da República contratado pelo banco BTG Pactual. O levantamento mostra um cenário de estabilidade, com os dois principais candidatos, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), oscilando dentro da margem de erro.

No cenário estimulado — aquele que o eleitor escolhe a partir de uma lista fechada — com a presença de todos os pré-candidatos à presidência anunciados, Lula lidera com 41% das intenções de votos, contra 32% de Bolsonaro. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, Simone Tebet (MDB), com 4%, e André Janones (Avante), com 3%. Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) aparecem empatados com 1%. Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram. Outros 4% disseram que não irão votar, 2% que votarão branco ou nulo e 2% não sabem ou não responderam.

Na comparação com o levantamento anterior, divulgado em 27 de junho, Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo, uma vez que tinha 43%, enquanto Bolsonaro caiu um ponto, tinha 33%. Já Ciro e Tebet oscilaram positivamente um ponto.

Por outro lado, o ex-presidente oscilou positivamente no cenário espontâneo — aquele que o eleitor diz em quem vai votar sem ser apresentado a uma lista de candidatos. Lula tinha 39% no final de junho e aparece agora com 40% nesta pesquisa, quase o mesmo percentual do cenário estimulado. Bolsonaro oscilou negativamente um ponto entre as pesquisas, de 31% para 30%, enquanto Ciro Gomes se manteve com 3%. Outros candidatos somam 3%, 10% dizem que não irão votar e 14% dizem estar indecisos quando não são apresentados a uma lista com o nome dos candidatos.

A pesquisa indica que 74% dos entrevistados dizem que já decidiram seus votos e não irão mais mudar até outubro. Entre os 25% que ainda podem mudar, 19% tem Lula como segunda opção, 17% indicam que podem votar em Ciro Gomes, 10% em Bolsonaro, 6% em Tebet e 4% em Janones.

No principal cenário de segundo turno, Lula tem 53% das intenções de voto contra 37% de Bolsonaro. Na última pesquisa de junho, o ex-presidente tinha 52% contra os mesmos 37% do atual.

O Instituto FSB entrevistou 2 mil eleitores por telefone entre os dias 8 e 10 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o intervalo de confiança é de 95%.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora