Política
|
14 de abril de 2022
|
18:01

União Brasil escanteia Moro e confirma pré-candidatura de Luciano Bivar

Por
Sul 21
[email protected]
Luciano Bivar | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luciano Bivar | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O União Brasil confirmou nesta quinta-feira (14) a indicação do deputado federal Luciano Bivar (PE) para ser o pré-candidato do partido à presidência da República. Segundo a nota, a decisão foi tomada por unanimidade em reunião Comissão Executiva Nacional Instituidora do União Brasil realizada pela manhã;

A nota, contudo, ressalta que o União Brasil passará agora a conversar com os demais partidos da chamada “3ª via”, o que inclui ao menos PSDB, MDB e Cidadania, para buscar um “nome de consenso” para a disputa da presidência.

A manifestação é assinada por Bivar, que é o presidente do partido, e por figuras de peso da legenda, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre.

O partido informa que Bivar, na condição de pré-candidato, deve se afastar da mesa de negociações com os demais partidos, com a tarefa passando a ser assumida pelo vice-presidente nacional do União, Antônio de Rueda, pelo líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento, e pelo líder do partido no Senado, Alcolumbre.

A indicação de Bivar, ao menos momentaneamente, é mais um empecilho nas pretensões do ex-juiz Sergio Moro se candidatar à presidência. Pré-candidato pelo Podemos, ele migrou para o União Brasil no final de março na expectativa de concorrer por um partido maior, mas acabou não tendo a candidatura abraçada pela cúpula do União Brasil. Oficialmente, Moro diz apenas que está com a candidatura suspensa, negando ter desistido da pretensão de disputar a presidência.

Após o anúncio, Moro publicou em suas redes sociais que segue como “soldado da democracia”. “O União Brasil escolheu o seu pré-candidato à Presidência, Luciano Bivar. Espera-se que os demais partidos também possam definir, com clareza, os seus pré-candidatos. Sigo como um soldado da democracia, estimulando a composição para romper a polarização politica”, escreveu.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora