Política
|
20 de abril de 2022
|
16:05

Deputado Arthur do Val renuncia ao mandato na Assembleia de São Paulo

Por
Sul 21
[email protected]
Arthur do Val, vulgo
Arthur do Val, vulgo "Mamãe Falei" (Reprodução)

O deputado estadual paulista Arthur do Val (União Brasil), mais conhecido como “Mamãe Falei”, renunciou ao mandato nesta quarta-feira (20). Na semana passada, o Conselho de Ética da Alesp havia aprovado, por unanimidade, a cassação do parlamentar, que ainda iria a plenário. O ex-youtuber foi acusado de quebra de decoro parlamentar após a divulgação de um áudio em que ele dá diversas declarações sexistas sobre mulheres ucranianas que buscavam refúgio em países vizinhos ao fugirem da guerra.

Após viajar para a Ucrânia ao lado de outra liderança do Movimento Brasil Livre (MBL), o deputado encaminhou um áudio para amigos em que, entre outras coisas, afirma que as mulheres ucranianas “são fáceis porque elas são pobres”.

Em nota divulgada hoje, o deputado afirma que é vítima de “perseguição política”: “Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política. Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos.”

A decisão de abrir mão do mandato, no entanto, não garante que Arthur do Val possa se candidatar nas próximas eleições. Se o processo de cassação for aprovado no plenário da Alesp, ele pode ficar inelegível por oito anos segundo a Lei da Ficha Limpa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora