Política
|
22 de fevereiro de 2022
|
11:48

Comissão de Constituição e Justiça da ALRS aprova cassação do mandato de Ruy Irigaray

Por
Sul 21
[email protected]
Deputado estadual Ruy Irigaray (PSL) (Foto: Agência ALRS/Divulgação)
Deputado estadual Ruy Irigaray (PSL) (Foto: Agência ALRS/Divulgação)

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na manhã desta terça-feira (22), por 10 votos a zero, o relatório favorável à perda de mandato do deputado Ruy Irigaray (PSL). O parlamentar foi acusado por ex-assessoras de utilizar funcionários de cargos comissionados para uso pessoal fora de suas atribuições funcionais, pela prática de ‘rachadinha’ e de outras irregularidades. Duas ex-assessoras do deputado apresentaram as denúncias, em 2021, ao Ministério Público Estadual.

As denúncias foram veiculadas em uma reportagem veiculada pelo programa Fantástico da Rede Globo, no início de 2021. Segundo a reportagem, Irigaray teria utilizado assessores parlamentares para realização de tarefas de cunho pessoal, como reforma em residência, cuidados com crianças e animais domésticos. Além disso, apresentou indícios da prática de “rachadinha”, envolvendo servidores do gabinete, e da manutenção de um “gabinete do ódio”, onde o parlamentar utilizaria uma rede de perfis falsos na internet para disseminar ataques contra adversários políticos.

A defesa de Irigaray e o próprio deputado se manifestaram na reunião da Comissão alegando inocência e apontando falhas no processo originado pelas denúncias contra o parlamentar. Os argumentos, porém, não convenceram os deputados que integram a Comissão, que acabaram votando pela perda do mandato.

O relatório, agora, irá à votação no plenário da Assembleia. A confirmação de cassação do mandato exige o voto de dois terços dos 55 parlamentares da AL.

Votaram a favor do relatório os deputados Tenente Coronel Zucco (PSL) , Mateus Wesp (PSDB), Elton Weber (PSB), Fran Somensi (Republicanos), Vilmar Zanchin (MDB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Jeferson Fernandes (PT), Sergio Turra (PP), Carlos Burigo (MDB) e Juliana Brizola (PDT)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora