Política
|
13 de setembro de 2021
|
10:20

O neofascismo e a retirada de direitos é tema de painel

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

“Neofascismo e a retirada de direitos sociais” é o tema do painel que será realizado nesta segunda-feira (13/9), 19h30, com as professoras e pesquisadoras Vera Peroni e Paula Valim de Lima,que buscarão aprofundar as reflexões sobre neoliberalismo e neoconservadorismo e suas implicações para a democracia.  Vera Maria Vidal Peroni é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participa da Rede Latino-americana e Africana de pesquisadores em privatização da educação, coordena Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado em Educação (GPRPPE) e é líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Paula Valim de Lima é mestra em Educação, professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, integrante do GPRPPE e pesquisadora em temáticas como neoconservadorismo e políticas educacionais.

O painel é o terceiro do ciclo de debates promovido pelo Círculo do Partido Democrático (PD) da Itália em Porto Alegre com a intenção de analisar o fenômeno do fascismo e seus reflexos na sociedade em diferentes áreas, períodos e países. O ciclo é coordenado pela advogada e presidenta da Associação dos Tradutores Públicos do RS, Claudia Antonini, que apresenta os diálogos virtuais. A transmissão ao vivo é feita pelas páginas do PD Porto Alegre no youtube (bit.ly/pdPortoAlegre) e facebook (pdPortoAlegre) e pelas radiowebs dirigidas à comunidade italiana da América Latina bellaciaowebradio.com e brasitaliawebradio.com .

Para a coordenadora do ciclo, o compromisso de todos que defendem a democracia é a vigilância às manifestações autoritárias que remetem a tristes períodos recentes da história em várias partes do mundo. “Frente a este momento delicado em vários países e, especialmente no Brasil, onde o próprio presidente desafia os processos eleitorais e tenta instigar a instabilidade democrática, entendemos que todas as instituições devem manifestar-se e promover a defesa dos valores que sustentam o processo civilizatório”, assinala Antonini.  O ciclo oferece um painel mensal sempre na 2ª segunda-feira do mês. Os próximos ocorrem em 11 de outubro e 8 de novembro.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora