Política
|
11 de agosto de 2021
|
13:24

No Dia do Estudante, vereadores ligados ao movimento estudantil assumem bancada do PCdoB

Por
Sul 21
[email protected]
Giovani Culau e Vitória Cabreira, da bancada do PCdoB em Porto Alegre. (Divulgação)
Giovani Culau e Vitória Cabreira, da bancada do PCdoB em Porto Alegre. (Divulgação)

Dois vereadores suplentes ligados ao movimento estudantil assumiram, nesta quarta-feira (11), as cadeiras do PCdoB na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, para marcar a passagem do Dia do Estudante. Giovani Culau, 27, e Vitória Cabreira, 21, tiveram os acentos cedidos pelas vereadoras Daiana Santos e Bruna Rodrigues, respectivamente. Os dois suplentes do PCdoB são reconhecidos como lideranças do movimento estudantil em Porto Alegre.

Giovani Culau exerce seu mandato na Câmara pela terceira vez, representando o Movimento Coletivo – o mandato coletivo é formado também por outras lideranças estudantis, que assumem como co-vereadores. Em ambas as vezes, formou a primeira bancada 100% LGBT+ da Câmara municipal ao lado da vereadora Daiana Santos, e desta vez forma a bancada de estudantes ao lado de Vitória. Giovani é cientista social e presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS). Foi coordenador do Centro Estudantil de Ciências Sociais (CECS) na UFRGS, fez parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade e foi vice-presidente da UNE.

Vitória Cabreira, que se tornou a vereadora mais jovem na história da Câmara de Porto Alegre, é estudante de pedagogia da UFPel e forjou sua liderança estudantil como presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (Umespa) e do grêmio estudantil da Escola Técnica Estadual Parobé. Atualmente é também coordenadora municipal da Juventude Pátria Livre (JPL). 

Durante a tarde, os vereadores receberão na Câmara a mobilização de estudantes por educação, cultura e transporte, convocada pela União Estadual dos Estudantes (UEE), que elegeu Airton Silva, co-vereador do Movimento Coletivo, como presidente no domingo (8).  Os vereadores terão uma agenda de discussões voltadas para estes temas, prioritários para o movimento estudantil. Às 18h, participarão da manifestação convocada pelas entidades estudantis, que marca o dia dos estudantes também como “Dia Nacional de Mobilização por Vida, Pão, Vacina e Educação”, na Esquina Democrática.

Juntos, os vereadores protocolarão um Projeto de Lei que institui o programa de Conscientização do voto a partir dos 16 anos. Um dos objetivos é criar uma semana municipal de incentivo ao voto dos jovens, que é facultativo até os 18 anos, para ampliar a participação política dessa parcela da sociedade. O incentivo ao voto jovem é uma prática histórica das entidades estudantis, que já desenvolveram projetos como o Te Liga 16, que já promoveu campanhas para a confecção do Título de Eleitor e levou o debate para escolas ao redor do Brasil e da cidade.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora