Meio Ambiente
|
5 de junho de 2022
|
15:22

Vídeo denuncia ‘bombardeio’ da Amazônia promovido por Bolsonaro e o Congresso

Por
Sul 21
[email protected]
No vídeo,
No vídeo, "mísseis" contra a Amazônia partem do Palácio do Planalto e do Congresso. Foto: Reprodução/YouTube

Mísseis partindo do Palácio do Planalto, outros do Congresso Nacional, todos em direção a Amazônia. Um representa o PL 191, que quer autorizar o garimpo em terras indígenas; um segundo leva o adesivo do PL 6299, apelidado de Pacote do Veneno, que facilita ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil, enquanto outro simboliza o PL 490, o do Marco Temporal, que visa dificultar a demarcação de terras indígenas.

Divulgado no Dia Mundial do Meio Ambiente, o vídeo de quase dois minutos chama a atenção dos ataques contra a Amazônia e os povos indígenas praticados pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) e o Congresso Nacional.

Com trilha sonora da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, a peça audiovisual de quase dois minutos foi realizada por uma série de entidades da sociedade civil, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Amazon Watch, Observatório do Clima, 342Amazonia, UneAfro, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), entre outras.

Já aprovado na Câmara, o “míssil” PL 6299 voltou ao Senado, agora sob o número PL 1459/2022. A proposta retira poderes do Ibama e da Anvisa e flexibiliza regras de aprovação e uso de agrotóxicos. Devido a uma decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), o projeto foi encaminhado para ser analisado somente na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), controlada pela bancada ruralista.

Com caráter terminativo, se aprovado na CRA, o projeto pode ir direito para a sanção presidencial sem passar pela votação no plenário. Senadores contrários ao Pacote do Veneno pretendem apresentar requerimentos solicitando que o projeto seja também analisado na Comissão de Meio Ambiente (CMA) e na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora