Geral
|
25 de junho de 2024
|
19:04

PAC Mobilidade Urbana vai destinar R$ 39 milhões para renovar frota da Carris privatizada

Por
Luís Gomes
[email protected]
Foto: Alex Rocha/PMPA
Foto: Alex Rocha/PMPA

O Ministério das Cidades selecionou a proposta apresentada pela Companhia Carris Porto Alegrense junto ao Programa Novo PAC – Mobilidade Urbana, no eixo Renovação de Frota. A Carris, que teve a venda para a Empresa de Transporte Coletivo Viamão concluída em janeiro deste ano, receberá um financiamento de R$ 39.729.000,00, disponibilizado via Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o Ministério das Cidades, a seleção seguiu os critérios estabelecidos no Manual Novo Pac e o objetivo do investimento é promover a modernização e renovação da frota de transporte público coletivo urbano em Porto Alegre. De acordo com a Portaria MCID nº 507, publicada ainda em 14 de junho, a Carris foi selecionada para a aquisição de ônibus destinados ao transporte público coletivo urbano.

O projeto apresentado pela empresa contempla a compra de ônibus que visam melhorar a eficiência energética, promover a sustentabilidade e aumentar a acessibilidade para os usuários do transporte público na capital gaúcha. A contratação da operação de crédito deve acontecer até no máximo 1 ano a partir da seleção, e a encomenda e entrega dos ônibus costuma se dar dentro de 6 meses, de acordo com o ministério.


Leia também