Geral
|
7 de maio de 2024
|
10:40

Prefeitura consegue religar ETA São João que abastece de água zona norte de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Operações de resgate de moradores dos bairros Humaitá e Navegantes, no Viaduto José Eduardo Utzig, zona norte da capital. Foto: Alex Rocha/PMPA
Operações de resgate de moradores dos bairros Humaitá e Navegantes, no Viaduto José Eduardo Utzig, zona norte da capital. Foto: Alex Rocha/PMPA

O Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) anunciou, na manhã desta terça-feira (7), que conseguiu religar a Estação de Tratamento de Água São João, que abastece 35 bairros da zona norte da cidade. Segundo o Dmae, a ETA ainda está com a vazão reduzida, por isso, o abastecimento vai ser retomando de forma gradual.

Leia mais:
À beira do Guaíba, Pontal Shopping é convertido em centro de resgate e solidariedade
Chuvas no RS afetam vida de quilombolas e pequenos agricultores
Governo prepara linha de crédito para famílias no Rio Grande do Sul
Governo amplia regiões do Estado que retornarão às aulas
Repasse federal ao RS com emendas parlamentares supera R$ 1 bilhão
Câmara aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul

O prefeito Sebastião Melo disse, na manhã desta terça, que prioridade da Prefeitura está na retomada do abastecimento de água. “Acabamos de religar a ETA São João, que abastece 35 bairros da zona Norte e cerca de 420 mil pessoas. Seguimos trabalhando para recuperar outras operações”, afirmou.

Segundo o Dmae, as equipes técnicas do órgão estão trabalhando 24 horas por dia, buscando soluções para retomar o abastecimento. Há locais muito alagados, com energia elétrica desligada por risco iminente de choque, o que retarda os trabalhos de retomadas das operações das estações de tratamento.

A ETA de Belém Novo, única que estava funcionando até a manhã desta terça, segue com abastecimento reduzido, em razão da turbidez da água.

A Prefeitura de Porto Alegre decretou o racionamento de água na cidade e restringiu o uso do recurso enquanto a enchente impedir a regularização do serviço. A água distribuída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deve ser, exclusivamente, para consumo essencial. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), na segunda-feira (6).

Os hospitais e abrigos seguem sendo abastecidos por caminhões-pipa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora