![Foto: Julio Ferreira/ PMPA](https://sul21.com.br/wp-content/uploads/2024/05/CT_8244-450x300.jpeg)
Moradores do bairro Bom Fim, na região das ruas Osvaldo Aranha e Barros Cassal, notaram o retorno do abastecimento de água a partir da noite desta sexta-feira (10). No entanto, a Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento (ETA Moinhos), que abastece o bairro, segue inoperante. O reabastecimento foi observado, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), porque houve uma manobra da água do sistema Menino Deus para abastecer o Hospital de Clínicas e por isso algumas ruas já estão sendo abastecidas.
Leia mais:
Tragédia histórica expõe o quanto governo Leite ignora alertas e atropela política ambiental
‘Nós precisamos entender que isso não foi obra do acaso’, alerta professor da FURG
Pioneira em criar Escritório de Resiliência Climática, Canoas falhou ao se preparar para enchente
Estudo internacional indica que chuvas no RS foram intensificadas por mudanças climáticas
Meninas são desproporcionalmente afetadas em emergências climáticas, diz pesquisadora
A água que está chegando no Bom Fim é própria para uso, mas o Dmae segue recomendando a economia do recurso. Na manhã deste sábado (11), foi necessário parar a operação da ETA Menino Deus para substituição de equipamento eletromecânico. O sistema voltou à funcionar à tarde, com abastecimento retomando de forma lenta e gradual. Os técnicos do departamento estudam outras manobras na rede para ampliar as áreas de abastecimento.
Por volta do meio-dia de hoje, o Dmae conseguiu secar a sala onde ficam os painéis elétricos na Estações de Bombeamento de Água Bruta Moinhos de Vento. A equipe segue trabalhando para esgotar o local onde ficam os motores. A expectativa é de que os trabalhos para retorno da ETA Moinhos finalizem na segunda-feira (13).
No final da tarde desta sexta-feira (10), o Dmae instalou um reservatório comunitário na Praça Dom Sebastião, também conhecida como praça do Rosário (avenida Independência, 270, bairro Independência). Com capacidade de 5 mil litros, a caixa d’água está disponível para que os moradores possam abastecer baldes e garrafas.
Durante o dia de hoje (11), outros quatro reservatórios serão instalados, como medida paliativa, nos bairros Independência, Petrópolis, Moinhos de Vento e Bela Vista. “Estamos disponibilizando esses equipamentos para fornecer água potável à população que está desabastecida em razão da estação Moinhos de Vento, que segue inoperante”, afirma o diretor-geral do Dmae Mauricio Loss.