Geral
|
23 de março de 2024
|
11:30

Leite lamenta morte de menino por fio solto da CEEE Equatorial em meio a pressão por CPI

Por
Sul 21
[email protected]
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. (Foto: Joana Berwanger/Sul21)
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. (Foto: Joana Berwanger/Sul21)

Uma criança morreu em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, vítima de choque elétrico ao encostar em um fio solto de um poste da CEEE Equatorial na tarde de sexta-feira (22). O menino de 11 anos, que brincava na rua, chegou a ser encaminhado à uma Unidade de Ponto Atendimento (UPA), mas não resistiu.

Leia mais:
Falta de luz: problemas da CEEE Equatorial motivam proposta de CPI na Assembleia

No Twitter, o governador Eduardo Leite (PSDB) manifestou solidariedade à família da criança e garantiu que “os fatos serão esclarecidos”. Em nota, a Equatorial confirmou a ocorrência, “lamentou” o fato e informou que uma equipe foi até o local para avaliar e investigar as causas.

A chuva e os ventos que atingiram o Estado na última quinta-feira são apontados pela Equatorial como razões para todos os problemas enfrentados desde então, quando milhares de pessoas voltaram a ficar sem energia. Em boletim na manhã deste sábado (23), a empresa informa que 90% da energia já foi reestabelecida. Ainda assim, inúmeras pessoas seguem denunciado a falta de luz em suas residências. Todas as postagens com atualizações da Equatorial no Twitter são respondias por clientes sem energia, com inúmeros protocolos registrados e sem atendimento.

Desde janeiro, quando a resposta da empresa aos problemas de falta de energia em razão de um temporal foi lenta e insatisfatória, a pressão por uma CPI na Assembleia Legislativa cresce. Uma comissão foi instaurada na Câmara de Vereadores da Capital, mas no legislativo gaúcho, onde a base do governador é ampla, o processo não avançou.

Para que o pedido de CPI seja protocolado na Assembleia é necessário o apoio de um terço dos deputados, o que significa a adesão de 19 parlamentares. Desde janeiro, o pedido de CPI tem 18 assinaturas, restando apenas uma para a iniciativa ter sucesso. Um abaixo assinado está disponível para tentar pressionar os parlamentares a aderirem ao pedido de CPI.

A CEEE Equatorial é responsável pela distribuição de energia elétrica para cerca de 1,7 milhão de consumidores em 72 municípios no Rio Grande do Sul, nas regiões sul e centro sul do estado, litoral, campanha e região metropolitana de Porto Alegre.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora