Geral
|
20 de dezembro de 2023
|
17:13

Prefeitura apresenta plano para evitar falta d’água no verão de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Luciano Lanes/PMPA
Foto: Luciano Lanes/PMPA

Na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, apresentaram ações adotadas para evitar o desabastecimento em regiões altas. Segundo a administração pública, serão feitos estudos para instalar uma estação de tratamento provisória na barragem Lomba do Sabão, na Zona Leste da cidade, além do chamamento de mais trabalhadores efetivos a cargos administrativos alocados no Dmae. Um novo projeto de contratação de servidores técnicos temporários foi enviado à Câmara de Vereadores.

Melo e Loss citaram, ainda, o aumento no número de caminhões-pipas, de 8 para 21, manobras realizadas na rede e o pedido de instalação de geradores em estações, feito à CEEE Equatorial, como as ações de curto prazo adotadas. A Prefeitura acrescentou que, caso a empresa não forneça gerador para o Belém Novo, essencial para o abastecimento da Zona Leste, o Dmae deve locar um equipamento para evitar novas quedas de energia elétrica na região.

“Existem impactos financeiros, ambientais e até de ruídos na vizinhança quando se coloca gerador em estações. Contudo, na ETA Belém Novo, é uma medida essencial, nesse momento, para evitar que os reservatórios tenham novas perdas em razão de problemas gerados por falta de energia da CEEE Equatorial”, justificou Loss.

A falta de água afetou áreas durante a onda de calor extremo que passou pela Capital no final de semana. Segundo o Dmae, entre a última sexta-feira (15) e domingo (17), o consumo elevado e a instabilidade no fornecimento de energia elétrica impactaram no abastecimento de água. Moradores relatam falta de água durante dez dias, segundo conteúdo compartilhado pelo vereador Jonas Reis (PT).

Leia também: Bairros da Capital enfrentam falta de luz e água em meio a forte onda de calor

Na sexta-feira, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, responsável por atender os bairros da zona Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, ficou sem energia por quatro horas. Após o retorno da luz, equipamentos foram danificados devido à oscilação de tensão na rede elétrica.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora