Geral
|
3 de novembro de 2023
|
18:49

Rios transbordam em Barra do Rio Azul e invadem casas e comércio no norte do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Transbordamento dos rios Paloma e Azul obrigou moradores a sairem de casa. Foto: Defesa Civil/Tenente André
Transbordamento dos rios Paloma e Azul obrigou moradores a sairem de casa. Foto: Defesa Civil/Tenente André

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, principalmente a região norte do estado, levaram ao transbordamento dos rios Paloma e Azul, que cortam o pequeno município de Barra do Rio Azul. Com o grande volume de chuvas, os rios invadiram diversas residências e estabelecimentos comerciais, causando danos na cidade e deixando dezenas de pessoas desabrigadas. Não há, até o momento, registro de vítimas fatais e nem feridos.

A cidade de 1,7 mil habitantes já tinha um decreto de emergência em decorrência das enxurradas do dia 7 de outubro. No último mês, pontes foram danificadas e algumas comunidades ficaram inacessíveis. Nesta sexta-feira (3), o nível da água chegou a 5 metros de altura na parte urbana da cidade.

 

Foto: Defesa Civil/Tenente André

Segundo o secretário de Administração, Anderson Fernando Bagatin, a chuva que atingiu a cidade foi a mais intensa dos últimos anos. Os prédios da prefeitura, posto de saúde, assistência social e secretaria de agricultura foram afetados. A Secretaria de Obras do município, localizada num ponto mais alto da cidade, não foi atingida.

O quartel da Brigada Militar foi parcialmente destruído e uma viatura levada pela correnteza do rio. Até o momento, o veículo não foi localizado.

A equipe da Coordenadoria Regional 2 (de Passo Fundo), juntamente com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Barra do Rio Azul, está registrando o fato no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres e providenciando os laudos necessários.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, cem cestas básicas e cem kits de limpeza, além de água potável, estão sendo encaminhadas para o município.

 

Foto: Defesa Civil/Tenente André
Foto: Defesa Civil/Tenente André

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora