Geral
|
27 de novembro de 2023
|
15:35

Com redução no nível do Guaíba, Prefeitura finaliza reabertura de comportas

Por
Sul 21
[email protected]
Comportas foram fechadas na semana passada, quando o Guaíba atingiu maior marca desde a enchente de 1941. Foto: Luciano Lanes/PMPA
Comportas foram fechadas na semana passada, quando o Guaíba atingiu maior marca desde a enchente de 1941. Foto: Luciano Lanes/PMPA

Na manhã desta segunda-feira (27) foram reabertas as comportas 11, 12 e 14 do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. Semana passada haviam sido abertos outros quatro portões após a redução do nível do Guaíba. Outras sete comportas permanecerão fechadas preventivamente.

Coordenada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), uma equipe de 30 servidores da Cootravipa participou da retirada dos sacos de areia colocados para conter o avanço das águas. Em seguida, foram rompidas as soldas e liberados os portões. O trabalho durou cerca de duas horas.

“Os locais já estão liberados, permitindo o trânsito no entorno da rua João Moreira Maciel, para o Parque Náutico e Cais Mauá”, destaca o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

Das 14 comportas existentes na Capital, localizadas entre a Ponte do Guaíba e a Usina do Gasômetro, sete estão permanentemente bloqueadas e outra sete haviam sido fechadas devido ao risco de inundação na semana passada. Os portões fazem parte do Sistema de Proteção Contra Cheias, composto também por 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) e diques de Porto Alegre.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora