Geral
|
11 de outubro de 2023
|
15:18

Tempestades voltam a atingir região Sul; Defesa Civil emite alerta na Capital

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21

A partir desta quarta-feira (11), novas tempestades atingem o Sul do Brasil, começando pelo oeste-noroeste da região e se espalhando ate quinta-feira (12), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O ar quente e úmido, associado à perturbação dos ventos em altitude e à passagem de uma frente frente fria, forma fortes áreas de instabilidade que vão provocar chuva forte, rajadas de vento acima de 80 km/h em algumas localidade e queda de granizo, especialmente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no decorrer da quarta-feira.

Na quinta, uma massa de ar frio, associada a um sistema de alta pressão, empurra a frente fria e a instabilidade rapidamente avança para o Paraná, áreas de Mato Grosso do Sul e sul, leste, nordeste de São Paulo, incluindo a capital paulista, reforçando os temporais nestas áreas. Os maiores acumulados de chuva são previstos entre a metade norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, variando entre 50 a 100 milímetros (mm), podendo superar 100 mm de forma pontual.

As temperaturas caem de forma acentuada, entre quinta e sábado, em áreas da região Sul, com temperatura mínima em torno de 5°C na campanha gaúcha e nas serras gaúcha e catarinense, inclusive, com possibilidade de geada fraca e isolada em alguns municípios destas áreas no amanhecer da sexta e de sábado.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta com base nos mesmos indicativos apontados pelo Inmet. A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, acompanha as atualizações da previsão do tempo.

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, no caso de habitar imóveis em áreas de risco sujeitas a riscos hidrológicos ou geológicos, buscar auxílio e abrigo temporário junto a familiares, não transitar em locais sujeitos a inundações/enxurradas ou deslizamento de terra e não entrar em alagamentos.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora