Geral
|
15 de outubro de 2023
|
12:12

Seminário Estadual de Reinserção Social e Oportunidades acontece na segunda (16)

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

Nesta segunda-feira (16), especialistas de organizações públicas e privadas e da sociedade civil organizada, atuantes no trabalho de reinserção social e na formação de políticas públicas para o sistema prisional brasileiro, debatem a questão do encarceramento em massa no Brasil, a complexidade de pessoas egressas do sistema prisional e a reinserção ao mercado de trabalho e na sociedade. O I Seminário Estadual de Reinserção Social e Oportunidades acontecerá no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

A Lei de Execução Penal afirma que o cumprimento da pena deve proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado. Porém, o que se percebe é a ausência de condições durante o cumprimento e, principalmente, depois do cumprimento da pena. O educador social, egresso e líder da organização Reciclando Vidas, Rodrigo dos Santos, afirma que a ideia é reconstruir o estereótipo criado nas instituições e na sociedade em geral de que egressos não merecem oportunidades e novos caminhos após o cumprimento de uma pena.

“A partir do momento que deixamos de dar a oportunidade a essas pessoas que saem das penitenciárias, é na facção que elas receberão uma oportunidade, serão captados. Então nosso propósito é construir um caminho diferente disso, mas, para isso, precisamos dialogar e apresentar essa nova forma de pensar para cada liderança de empresa, de Recursos Humanos”, explicou o idealizador do evento.

Ao serem postos em liberdade, os egressos do sistema prisional se deparam com obstáculos para se reintegrar à sociedade. Neste caminho, existem algumas histórias de sucesso, mas a maioria das histórias são de dificuldades que começam ao abrir a porta da frente da cadeia.

O seminário discutirá os diversos tipos de programas com resultados positivos voltados à reinserção social de egressos do sistema prisional no Brasil, e que parcerias entre setor público, privado e a sociedade civil ajudam a reduzir o encarceramento e a morte dos jovens por meio da educação, de políticas públicas e oportunidades de trabalho.

No evento estará presente a Dra. Baz Dresigner, diretora executiva e fundadora da Incarceration Nations Network, uma coalizão de organizações sociais que trabalham pela reforma do sistema prisional em vários lugares do mundo, que tem como missão apoiar e difundir inovações no setor. O evento busca fomentar e aprofundar a participação dos atores sociais, mediante a mobilização e o envolvimento da sociedade civil no debate público e, ainda, incentivar a articulação da rede de instituições envolvidas no tema da ressocialização.

A programação completa está disponível junto a programação no site.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora