Geral
|
14 de setembro de 2023
|
16:29

Prefeitura pede autorização para empréstimo de R$ 20 milhões para investir em ciclovias

Por
Sul 21
[email protected]
Ciclovia da Ipiranga interditada. Foto: Joana Berwanger/Sul21
Ciclovia da Ipiranga interditada. Foto: Joana Berwanger/Sul21

A Prefeitura de Porto Alegre protocolou na sexta-feira (8) na Câmara Municipal, um projeto de lei que autoriza a contratação de operação de crédito de R$ 20 milhões junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para aplicação em obras de ciclovias na Capital.

De acordo com a Prefeitura, em caso de aprovação, os recursos do empréstimo seriam usados para expandir em cerca de 30 km a malha cicloviária da cidade e realizar obras de recuperação dos trechos da ciclovia da Ipiranga que foram interditados após colapsarem em temporais que atingiram a Capital nos últimos meses. O texto do projeto também prevê a instalação de bicicletários em 11 terminais de transporte.

 

Foto: Luiza Castro/Sul21

Contudo, a própria Prefeitura destaca que os números poderão mudar ao longo da discussão da proposta na Câmara, o que passa pela de realização necessidade de obras complexas na ciclovia da avenida Ipiranga.

Na justificativa do PL, a Prefeitura diz que pretende que haja “estímulo ao modal cicloviário, priorização dos meios de transporte não-motorizado e coletivo, organização da circulação viária, redução da poluição atmosférica e sonora, redução dos congestionamentos e promoção da segurança viária”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora