Geral
|
29 de setembro de 2023
|
12:17

PF cumpre mandado contra general da reserva em investigação sobre atos golpista de 8 de janeiro

Por
Sul 21
[email protected]
PF cumpra mandado de busca e apreensão contra general da reserva. Foto: Divulgação/Polícia Federal
PF cumpra mandado de busca e apreensão contra general da reserva. Foto: Divulgação/Polícia Federal

O general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes é o alvo da 18ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta sexta-feira (29), pela Polícia Federal (PF). Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), um mandado de busca e apreensão está sendo cumprido, em Brasília. O general da reserva é suspeito de ter participado dos atos golpistas do dia 8 de janeiro e teve ativos e valores bloqueados.

Segundo a PF, o objetivo da operação é identificar mais participantes dos ataques contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A PF estima que o prejuízo causado pelos danos ao patrimônio público durante as manifestações chegue a R$ 40 milhões. 

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou, em nota, a Polícia Federal.

Ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde durante as gestões dos ministros Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga, no governo de Jair Bolsonaro (PL), o general Ridauto Fernandes também é investigado sob suspeita de ter atuado na idealização do ataque às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Durante os ataques golpistas, o general gravou vídeos e enviou para amigos e familiares.

Com informações da Agência Brasil e da Folha de S.Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora