Geral
|
6 de setembro de 2023
|
17:19

Governo estadual cancela desfiles de 7 de Setembro e decreta estado de calamidade pública

Por
Sul 21
[email protected]
Muçum é um dos municípios mais atingidos pelas chuvas. Foto: Luis Gustavo Bettinelli/Prefeitura de Muçum
Muçum é um dos municípios mais atingidos pelas chuvas. Foto: Luis Gustavo Bettinelli/Prefeitura de Muçum

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que não haverá desfiles alusivos ao 7 de Setembro esse ano, data da independência do Brasil, devido às fortes chuvas e enchentes que já causaram a morte de 31 pessoas no Rio Grande do Sul desde o último domingo (3). O governador também decretará estado de calamidade pública no estado.

As informações foram divulgadas durante entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira (6), na qual Leite esteve acompanhado de uma comitiva do governo federal, no auditório da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado. A região do Vale do Taquari é a mais afetada pelas chuvas.

 

Ministros do governo Lula e governador Eduardo Leite estão na região mais atingida pelas chuvas. Foto: Divulgação

Leite contou ter conversado com o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, sobre o pedido de suspensão dos desfiles em decorrência do “clima de consternação” no RS após as mortes provocadas pelas enchentes.

“Agora é o momento de arregaçar as mangas e dar tudo que a gente pode, fazer todo o esforço necessário para atender às pessoas, dar conforto e assistência às famílias, desde saúde até alimentação e vestuário. Precisamos restabelecer as condições mínimas de sobrevivência e tudo o que for necessário para que essas pessoas possam se reerguer”, disse Leite. “A melhor forma de homenagear a nossa pátria neste momento é trabalhando, é cada um dando o melhor de si para dar suporte às pessoas e às comunidades que foram atingidas.”

Segundo o governo estadual, o cancelamento dos desfiles possibilita a concentração de forças nas ações de resgate e auxílio à população atingida. Na coletiva, Leite destacou a designação de 180 militares do Exército para atendimentos nas localidades e a disponibilização de maquinário para ajudar na organização e reconstrução das 12 cidades mais afetadas.

Para os desfiles do Dia da Independência, estava previsto o emprego de efetivo e viaturas das forças de segurança estaduais: Brigada Militar (487 militares, 40 viaturas e 26 cavalos), Corpo de Bombeiros Militar (141 militares e seis viaturas), Polícia Civil (20 policiais, um helicóptero e dez viaturas, além de uma viatura com equipe volante para registro de ocorrências), DetranRS (três viaturas e quatro agentes) e Instituto-Geral de Perícias (20 viaturas e 20 motoristas).

Do total de 31 óbitos confirmados no Estado em decorrência dos temporais, 15 ocorreram em Muçum, sete em Roca Sales, dois em Lajeado, dois em Estrela, dois em Ibiraiaras, um em Mato Castelhano, um em Passo Fundo e um em Cruzeiro do Sul.

Até o início da tarde desta quarta-feira (6), a Defesa Civil estadual contabilizou 75 municípios atingidos, 2.299 pessoas desabrigadas e 3.084 desalojadas. Estima-se em 43 mil o número total de afetados.

Dois municípios decretaram situação de emergência e incluíram esses documentos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD): Santa Tereza e Nova Roma do Sul.

A decretação é o primeiro passo dado pelos municípios que necessitam de apoio dos governos estadual e federal para a solicitação de ajuda humanitária e de recursos financeiros para as ações de resposta, restabelecimento e reconstrução. Os decretos devem ser incluídos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Após a inclusão, o Estado realiza a análise e o processamento da homologação estadual e encaminha à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para o reconhecimento federal.

O governo do Estado destaca concentrar seus trabalhos nas ações de salvamento e resgate. As operações usam viaturas, helicópteros e embarcações. Além disso, a Defesa Civil estadual segue monitorando continuamente a situação das bacias hidrográficas.

Nesta quarta-feira, o órgão emitiu também um alerta para inundação do rio Jacuí e do Delta do Jacuí, avisando que o curso de água está em rápida elevação a partir do município de Triunfo. O informe é válido até as 8h da manhã de quinta-feira (7).

Em caso de emergência, a orientação para a população é ligar para 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Brigada Militar).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora