Geral
|
11 de setembro de 2023
|
17:36

Doações por PIX e de itens de limpeza e higiene pessoal são prioridade para vítimas de enchentes

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeitura de Encantado recebe doações para famílias atingidas pelas chuvas. Foto: Prefeitura de Encantado/Divulgação
Prefeitura de Encantado recebe doações para famílias atingidas pelas chuvas. Foto: Prefeitura de Encantado/Divulgação

O governo do Rio Grande do Sul estabeleceu uma chave PIX para doações vindas de pessoas físicas ou empresas para auxiliar as vítimas das fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado na última semana. Segundo a administração pública, a medida tem o objetivo de assegurar a destinação correta, por um canal oficial, dos valores, além de possibilitar a auditoria do processo. A conta para as doações é do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e aceita doações de qualquer valor pela chave PIX (CNPJ) 92.958.800/0001-38. 

Também é possível fazer repasses em PIX para contas oficiais das prefeituras dos municípios atingidos:

  • Encantado – Associação Cultural Encantado
    PIX CNPJ: 11.330.190/0001-21
    Banco: Coop. Sicredi Região dos Vales
  • Muçum – CDL Câmara de Dirigentes Logistas
    PIX CNPJ: 93.856.813/0001-69
    Banco: Coop. Sicredi Região dos Vales
  • Roca Sales – Gabinete do prefeito
    PIX CNPJ: 88.187.935/0001-70
    Banco: Caixa Econômica Federal

Além disso, a Defesa Civil atualizou, nesta segunda-feira (11), as prioridades para doações que não são financeiras. A principal necessidade no momento é de materiais de limpeza para as casas e ruas, como produtos, baldes, rodos, vassouras, luvas e botas de borracha. Para o uso pessoal e vestuário, há necessidade de fraldas, roupas íntimas e roupa de cama, como lençóis e cobertores.

O órgão estabeleceu dois locais prioritários para centralizar as entregas de doações. Em Porto Alegre, devem ser levadas aos armazéns A4, A5 e A6 do Cais do Porto, na Avenida Mauá, 1050, Centro Histórico. No Vale do Taquari, a central de doações está localizada no Parque João Batista Marchese, na Rua dos Imigrantes, bairro Lambari, em Encantado. Destes locais acontece a distribuição dos itens conforme demanda.

Os estoques de peças de roupas já estão abastecidos, por isso a Defesa Civil orienta a suspensão momentânea da entrega desses itens, para preservar a capacidade de armazenamento e distribuição do que ainda é necessário. O mesmo vale para alimentos, em especial de perecíveis como marmitas, quentinhas e lanches, já que um grande número de voluntários tem atuado na preparação de refeições para distribuição. A suspensão temporária desse tipo de doação visa evitar desperdícios, dada a impossibilidade de conservação por longos períodos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora