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10 de maio de 2023
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19:23

Porto Alegre abre recadastro ao Minha Casa Minha Vida

Por
Sul 21
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Secretario diz que planeja usar 15 mil futuras unidades do Minha Casa Minha Vida para casos de emergência. Foto: Eduardo Beleske/PMPA
Secretario diz que planeja usar 15 mil futuras unidades do Minha Casa Minha Vida para casos de emergência. Foto: Eduardo Beleske/PMPA

Correção: Diferentemente do que foi publicado originalmente, o secretário não informou que Porto Alegre receberia 100 mil unidades. O número de 100 mil unidades, segundo o secretário André Machado, é referente à previsão do governo federal para o Brasil inteiro. 

Pessoas interessadas em habitações populares poderão se recadastrar para pleitear moradia no programa Minha Casa Minha Vida em Porto Alegre. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, durante audiência na Câmara, nesta quarta-feira (10). 

O secretário afirmou que 64 mil famílias estavam cadastradas no programa, sendo que parte delas tinham dados cadastrais incompletos. Ele explicou que se reuniu com o Conselho Municipal de Terra e Habitação (Comathab) e contratou a empresa Branet para a atualização do cadastro, com novos dados, como número do NIS, CPF e documento com foto legalizado.

O secretário pontuou que o governo federal deseja contratar 100 mil unidades habitacionais em 2023, das quais 15 mil seriam reservadas para casos de emergência. Machado explicou que Porto Alegre tem no mínimo 20 áreas aptas para receber as unidades do Minha Casa Minha Vida. O secretário também comentou que deseja antecipar a indicação das famílias do cadastro para adquirir as unidades de habitação do projeto.

“Nós estamos preparando os terrenos para inscrições e estamos preparando o cadastro para que ele seja mais fidedigno e para que possamos abrir as inscrições com todos os detalhes”, afirmou o secretário. “O governo federal promete fazer as contratações de acordo com o déficit calculado pela Fundação João Pinheiro, que vai dar para o Rio Grande do Sul em torno de 2,3 mil, 2,4 mil unidades. Destas, acredito que venham para Porto Alegre pelo menos 800”.

Respondendo a questionamentos dos vereadores, o secretário afirmou que o documento com foto no cadastro não é obrigatório, mas é um pedido que ajuda a deixar o cadastro mais completo para o atendimento das famílias. Explicou ainda que a construção das habitações contratadas junto à Caixa Econômica Federal ocorrerá após a Prefeitura indicar o terreno para ser feita a obra. 

Por fim, pediu para que as subprefeituras enviem suas demandas para auxiliar as pessoas que não possuem acesso à internet, de forma que seja feito o recadastro de todas as famílias até o dia 31 de julho. 


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