Geral
|
17 de março de 2023
|
17:43

Vistoria apreende três toneladas de peixe no Mercado Público

Por
Luís Gomes
[email protected]
Peixaria está entre as atividades que não precisam mais de alvará na Capital. Foto: Divulgação DVS/SMS/PMPA
Peixaria está entre as atividades que não precisam mais de alvará na Capital. Foto: Divulgação DVS/SMS/PMPA

Uma ação conjunta de órgãos municipais, estaduais e federais resultou, nesta sexta-feira (17), na apreensão de mais de três toneladas de pescados em peixarias do Mercado Público, em Porto Alegre, que estavam operando em condições inadequadas. Quase a totalidade dos produtos apreendidos estavam em condições para consumo e foram destinados ao programa Mesa Brasil, voltado para o combate à fome.

De acordo com a Prefeitura, que participou da operação por meio da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma peixaria teve as atividades suspensas por infestação de baratas. Um segundo estabelecimento teve parte de sua estrutura suspensa para adequações. Uma terceira peixaria foi notificada a realizar adequações estruturais e de boas práticas em alimentação.

A chefe da EVA, Nayara Poleto, explicou que a vistoria teve o objetivo foi verificar as condições higiênico-sanitárias de peixarias do Mercado Público em antecipação às celebrações da Páscoa, que marcam um dos períodos de maior movimentação do mercado de peixes da Capital no ano.

Ela também anunciou um processo de capacitação será ministrado a aproximadamente 80 manipuladores que vão comercializar pescados na próxima edição da Feira do Peixe, que ocorre entre final de março e a Páscoa. O evento será realizado no dia 21 de março, na Colônia de Pescadores Z5 (Rua Nossa Sra. Da Boa Viagem, 1916, na Ilha da Pintada – bairro Arquipélago).

Além das três toneladas apreendidas por questões de cunho ambiental de origem e doadas ao Mesa Brasil, outros dez quilos, sem comprovação de procedência, foram doados para alimentação animal.

Também participaram da operação agentes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Inmetro, Polícia Civil/Delegacia do Consumidor e Delegacia do Meio Ambiente, além do Serviço de Inspeção Municipal de Porto Alegre, Procon municipal, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) .


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora