Geral
|
20 de fevereiro de 2023
|
19:28

Uma pessoa segue desaparecida após rompimento da ponte pênsil entre Torres e SC

Por
Sul 21
[email protected]
Ponte que liga Torres a vizinha Passo de Torres (SC) tem capacidade para 20 pessoas e estava superlotada no momento do acidente. Foto: Elias Ramos/CBMRS
Ponte que liga Torres a vizinha Passo de Torres (SC) tem capacidade para 20 pessoas e estava superlotada no momento do acidente. Foto: Elias Ramos/CBMRS

Ao final da tarde dessa segunda-feira (20), uma pessoa segue desaparecida após o rompimento parcial da ponte pênsil que liga os municípios de Torres (RS) e Passo de Torres (SC), acontecido por volta das 2h20 da madrugada. Trata-se do jovem Brian Grandi, 20 anos, natural de Caxias do Sul e residente na cidade litorânea gaúcha há três meses. Segundo informações da família, ele foi comemorar o Carnaval em Passo de Torres (SC) e retornou a pé pela ponte para buscar sua bicicleta e depois encontrar amigos em outro local da cidade.

De acordo com o tenente-coronel Rodrigo Canci Pierozan, comandante do 9º Batalhão do Litoral Norte, os bombeiros estão trabalhando em diversos pontos do rio Mampituba para localizar o jovem, que pode ter sido arrastado pela correnteza.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, mais de 15 de pessoas já foram encaminhadas para atendimento médico. Os bombeiros trabalham com duas equipes de mergulhadores, três botes e duas motos aquáticas nas águas do rio Mampituba, além do efetivo em terra.

Três pessoas que estavam sendo procuradas ao longo do dia foram localizadas bem e já estavam em suas casas.

Mais cedo, a Prefeitura de Torres informou que o acidente pode ter sido provocado por excesso de peso. Há relatos de que cerca de 100 pessoas utilizavam a ponte para travessia quando ela cedeu, enquanto a capacidade máxima é 20 pessoas.

“Os bombeiros gaúchos e catarinenses trabalharam no resgate e, até o momento, não há informações sobre vítimas”, informou a prefeitura de Torres, por meio de nota. “Ao atravessar a ponte, há placas informativas sobre a capacidade máxima: 20 pessoas”, completou o comunicado.

Imagens do acidente circulam nas redes sociais.

A Brigada Militar (BM) também atua em apoio às equipes do Corpo de Bombeiros dos dois municípios que fazem divisa entre RS e SC. Pela manhã, equipe da Seção de Engenharia do Departamento de Criminalística do Instituto-Geral de Perícias (IGP) gaúcho chegou ao local para realização de perícia na estrutura da ponte. Além disso, efetivos das forças de segurança catarinenses também reforçam o atendimento na região.

O governo estadual informa que no local foi instalado um Sistema de Comando de Incidentes. Equipes da Prefeitura Municipal de Torres, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar de RS e de SC, BM, Polícia Civil do RS e de SC e do IGP-RS estão instaladas na área e trabalham integradas nas buscas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora