Geral
|
22 de novembro de 2022
|
15:53

Banrisul lança primeiros concursos com cotas para negros, PCDs, transexuais e indígenas

Por
Sul 21
[email protected]
 Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

O Banrisul publicou na última sexta-feira (18), no Diário Oficial gaúcho, o edital de seleção de concurso público para o banco com 1,3 mil vagas, entre contratações diretas e cadastro reserva, para o cargo de escriturário.

Este é um dos primeiros concursos a ser realizado dentro das regras do decreto nº 56.229/2021, do governo do Rio Grande do Sul, que determinou que as seleções de servidores da administração pública direta e indireta deve reservar percentuais do total de vagas para negros, PCDs, transexuais e indígenas.

Em setembro, o Banrisul abriu outro concurso com 274 vagas para a área de Tecnologia da Informação, também já nas regras do decreto.

O decreto estabelece que 16% das vagas dos concursos devem ser preenchidas por pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência, 1% para pessoas trans e 1% para indígenas.

Para o diretor de Diversidade e Combate ao Racismo do Sindbancários, Sandro Rodrigues, a adoção das cotas para indígenas e transexuais dentro do processo seletivo do Banrisul é um avanço importante para tornar a instituição mais condizente com a representatividade e diversidade presentes na sociedade.

“O que a pesquisa indica é a dificuldade das pessoas assumirem identidade de gênero dentro do ambiente bancário. Isto pode se dar por diversos fatores, desde falta de autoconhecimento, medo do preconceito e até pela completa ausência de transexuais dentro da instituição financeira”, diz.

De acordo com uma pesquisa do SindBancários sobre diversidade e discriminação, realizada em novembro do ano passado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) em uma amostra 627 bancários ativos e aposentados da base do sindicato, somente 0,2% dos entrevistados afirmaram ser transexuais.

O Sindbancários também ressalta que o concurso para o cargo de escriturário foi negociado durante a campanha salarial da categoria. Inicialmente, o banco havia proposto a realização de um Programa de Desligamentos Voluntários (PDV) sem a reposição do quadro efetivo, o que foi recusado pelos trabalhadores. O acordo somente foi firmado após o processo seletivo ter entrado na negociação como contrapartida aos desligamentos.

“A proposta inicial era absurda, resultaria em uma precarização do trabalho bancário, com mais colegas sobrecarregados dentro das agências. Felizmente, conquistamos a reposição do efetivo que sairá no PDV, através de novo processo seletivo. O concurso para o Banrisul é uma vitória do movimento sindical”, explica o diretor de Comunicação do SindBancários, Gilnei Nunes.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora