Geral
|
17 de julho de 2022
|
10:21

Porto Alegre recebe a Parada de Luta LGBTQIA+ neste domingo (17)

Por
Sul 21
[email protected]
Parada de Luta foi criada em 2007. Na imagem, edição de 2017 | Foto: Guilherme Santos/Sul21
Parada de Luta foi criada em 2007. Na imagem, edição de 2017 | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Coletivos e movimentos de defesa da população LGBTQIA+ realizam neste domingo (17) a edição de 2022 da Parada de Luta de Porto Alegre.

A concentração para o evento está prevista para começar às 12h no Largo dos Açorianos, junto à “Ponte de Pedra”. A ideia é que os participantes saíam do local às 15h em caminhada em direção à Orla do Gasômetro.

A apresentação do evento ficará a cargo dos artistas Glória Crystal e Lady Cibele, contando com a participação de apresentados de paradas do interior do Estado.

A Parada de Luta é realizada em Porto Alegre desde 2007. Ela foi criada para ocorrer paralelamente à Parada Livre e ter um tom mais político e de protesto. Originalmente, ela ocorria na semana do dia 28 de junho, data celebrada mundialmente como Dia do Orgulho LGBT em memória aos protestos ocorridos depois da repressão no bar Stonewall Inn, no Estados Unidos, em 1969.

O evento estava marcado para ocorrer no dia 7 de julho, mas foi adiado em razão do mau tempo.

A Prefeitura de Porto Alegre apoiou a edição deste ano do evento com recursos para a montagem do palco e a colocação de banheiros públicos. A partir das 18h, a Secretaria da Saúde fará uma ação com uma unidade móvel para para realizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de preservativos e lubrificantes.

A organização do evento é feito pelos coletivos Desobedeça, Aliança Nacional LGBTI+, Conexão Diversidade e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), entre outras entidades.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora