Geral
|
29 de junho de 2022
|
09:55

Aneel autoriza doação definitiva da Usina do Gasômetro para Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Proposta prevê que empresa privada faça a operação do Gasômetro, com gestão compartilhada com a prefeitura, por 20 anos. Foto: Luiza Castro/Sul21
Proposta prevê que empresa privada faça a operação do Gasômetro, com gestão compartilhada com a prefeitura, por 20 anos. Foto: Luiza Castro/Sul21

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (28) a doação definitiva do prédio da Usina do Gasômetro para o município de Porto Alegre. O anúncio foi feito durante reunião do prefeito Sebastião Melo, em Brasília, com a diretoria da agência. O prédio estava cedido à Prefeitura pela Eletrobras desde 1982 e agora poderá oficialmente integrar o patrimônio municipal.

“Restam apenas alguns detalhes burocráticos com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), mas é um passo muito importante dentro dos 250 anos de Porto Alegre para que este bem esteja escriturado no patrimônio da cidade”, comemora.

Também neste terça, Melo reforçou ao ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o pedido da destinação da antiga sede do INSS, na Travessa Mário Cinco Paus. A ideia da Prefeitura é que o imóvel seja alienado à iniciativa privada dentro dos planos de revitalização do Centro Histórico.

“É um espaço que deixa a cidade mais feia e estamos pedindo ao governo federal que tome uma providência de alienar o prédio para que a iniciativa privada possa empreender neste local e embelezar o centro da cidade”, disse Melo sobre o prédio do INSS.

A doação formal da Usina, fechado desde 2017, estava sendo pleiteada por Melo desde o ano passado em razão da provável privatização da Eletrobras, que acabou acontecendo neste mês de junho.

O temor da Prefeitura era de que o processo pudesse interferir nas obras de revitalização, que iniciaram em janeiro 2020, mas foram interrompidas em outubro do ano passado pelo consórcio Rac – Arquibrasil.

Orçada originalmente em R$ 11,44 milhões, o custo da revitalização já foi reajustado duas vezes, com o valor atual estipulado em R$ 16,33 milhões.

A obra tem o objetivo, segundo a Prefeitura, de entregar equipamentos modernos, mantendo a essência de exibição de espetáculos experimentais, com diversas áreas de exposição, foyer e espaços multiusos, sala de dança e áreas técnicas.

Também está prevista a modernização da infraestrutura do prédio para que todos espaços sejam 100% acessíveis. Ainda trará assentos e pergolados de frente para o Guaíba, duas novas escadas, restaurante com vista panorâmica no quarto andar e café com vista para a Rua da Praia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora