Geral
|
20 de janeiro de 2022
|
17:38

Elza Soares morre aos 91 anos

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

A cantora e compositora Elza Soares faleceu na tarde desta quinta-feira (20), informou a equipe dela em comunicado publicado nas redes sociais. Elza tinha 91 anos.

Segundo a equipe, Elza morreu em sua casa, no Rio de Janeiro, de causas naturais. O falecimento ocorreu às 15h45 desta terça.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, diz o comunicado.

Nascida em 1930, Elza começou a carreira aos 21 anos, logo após ficar viúva do primeiro marido. Sua primeira aparição pública notória foi em um concurso musical no programa radiofônico Calouros em Desfile, apresentado pelo compositor Ary Barroso. Contudo, seu primeiro disco, “Se acaso você chegasse”, só seria lançado em 1960.

Ao longo de seis décadas de carreira, Elza se consagrou com uma das principais cantoras do País, percorrendo diversos estilos, como MPB, samba, bossa nova, entre outros. Também teve forte ligação com o Carnaval do Rio de Janeiro, tendo sido puxadora de samba-enredo de diversas escolas, mas especialmente da Mocidade de Padre Miguel, que a homenageou como tema de seu desfile de 2000, “Elza Deusa Soares”.

Ganhou diversos prêmios nacionais e interacionais, tendo sido premiada no Grammy Latino em 2016 na categoria melhor álbum de MPB, pelo disco “A mulher do Fim do Mundo”. Seu último álbum foi lançado em 2019, “Planeta Fome”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora