Geral
|
22 de setembro de 2021
|
09:58

Fórum gaúcho quer que CPI da Covid considere impactos dos agrotóxicos na pandemia

Por
Sul 21
[email protected]
Renan Calheiros, Karen Friedrich, Randolfe Rodrigues e Alessandro Molon. (Foto: Chico Ferreira/Divulgação)
Renan Calheiros, Karen Friedrich, Randolfe Rodrigues e Alessandro Molon. (Foto: Chico Ferreira/Divulgação)

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) entregou na tarde desta terça-feira (21) ao Senado um ofício no qual pede aos deputados integrantes da CPI da Covid que incluam entre as investigações da Comissão a relação entre o crescente uso de agrotóxicos e o vírus. O ofício foi entregue ao vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e ao senador Renan Calheiros, relator do tema, por intermédio do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) e de Karen Friedrich, biomédica, toxicologista e integrante do Grupo Temático Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A ideia é que o documento conste no relatório final da CPI.

O documento cita diversos estudos científicos que apontam para uma sindemia – junção das palavras epidemia e sinergia –, onde duas ou mais doenças interagem de tal forma que causam danos maiores do que a mera soma dessas duas enfermidades. Coordenado pela Procuradoria do Trabalho, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual do RS, o Fórum Gaúcho destaca entre os estudos o relatório “Agronegócio e pandemia no Brasil: uma sindemia está agravando a pandemia de Covid-19?”, lançado em 27 de maio deste ano pela Abrasco junto com o International Pollutants Elimination Network (IPEN).

A publicação mostra que, além de aumentar as chances de novas zoonoses – com destruição de habitats naturais –, o setor também deixa as pessoas mais vulneráveis a doenças do tipo, já que o uso de agrotóxicos nos alimentos comprovadamente afeta o sistema imunológico, enquanto o consumo de ultraprocessados intensifica doenças e agravos não transmissíveis.

O FGCIA manifesta ainda preocupação com o universo de sequelados que foram infectados pela Covid-19, propondo a atualização da Lista Nacional de Notificação Compulsória para a inclusão das sequelas pós-ausculta e crônicas da covid-19 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), para fins de planejamento de políticas públicas e a obtenção de recursos para os familiares das vítimas fatais da covid, crianças ou adolescentes e de amparo ao universo dos sequelados, através da tributação de agrotóxicos, fortalecendo o SUS para esta demanda reprimida e ainda não estimada pelas autoridades em saúde pública.

O Fórum ainda respalda o Projeto de Lei federal 3.068/2021, subscrito por mais de 50 deputados e recentemente protocolado por Pedro Uczai (PT-SC), em consonância com a reivindicações da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 – Vida e Justiça e do Instituto Justiça Fiscal.

* Com informações da Assessoria de Comunicação Voluntária FGCIA


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora