Geral
|
8 de julho de 2021
|
07:17

Nuances 30 anos: grupo inaugura grafite para homenagear Nega Lu

Grafite da Nega Lu será inaugurado na Cidade Baixa (Nuances/Divulgação)
Grafite da Nega Lu será inaugurado na Cidade Baixa (Nuances/Divulgação)

Para comemorar os 30 anos de atividade, o grupo Nuances inaugura, nesta sexta-feira (9), um mural para homenagear Nega Lu, homossexual negro que marcou a cena boêmia e artística dos anos 70 e 90, em Porto Alegre. O grafite de sete metros de altura ocupará a parede da loja Profana, na Cidade Baixa (na rua Lima e Silva, 552).

O grafite foi criado e instalado pelo artista plástico SoulChambi (Alexandre Lopes da Silva) a partir de fotos e de uma pesquisa sobre a vida de Nega Lu. As cores e o retrato lembram uma trajetória de vida que desafiou padrões de comportamento e marcou presença na cena noturna da capital como bailarina, cantora e personalidade anticonvencional. A contribuição da Nega Lu também será lembrada em uma série de postais ilustrados e em uma exposição com obras que serão instaladas em locais frequentados por ela, criando marcos visuais na paisagem urbana da capital.

A campanha 30 anos dando por aí marca a trajetória de atuação do grupo na defesa dos direitos de cidadania da população LGBTQIA+ e vai levar intervenções artísticas para espaços públicos e privados que são referência para essa população. As ações também pretendem ser um contraponto ao dano provocado pelo fechamento da exposição QueerMuseu, em 2019. A interrupção do evento reforçou a ideia de que pessoas que reivindicam liberdade de expressão sexual seriam moralmente degeneradas, assinala o Nuances.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora