Geral
|
14 de julho de 2021
|
10:09

Após reação contra livro no Colégio Rosário, live fará leitura livre do “Diário de Anne Frank em HQ”

Divulgação
Divulgação

O Fórum de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio, coordenado pela Defensoria Pública da União (DPU) e pela Associação Mães e Pais pela Democracia promove, nesta quinta-feira (15), às 17 horas, a live “Leitura livre do Diário de Anne Frank em HQ”. A live terá a participação da Editora Record, de autoridades, escritores e de mães, filhos e filhas, estudantes do 6⁰ ano do Colégio Marista Rosário. A atividade tem apoio da AMPD, Coletivo Voz Materna e da ANPUH/RS.

A live foi motivada por um episódio que ocorreu recentemente no Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre. A versão em quadrinhos do Diário de Anne Frank foi incluída na lista de leituras obrigatórias do trimestre aos alunos do sexto ano do colégio Rosário, fazendo parte da plataforma digital Árvore – Leitura transforma. Contudo, após a direção do colégio receber críticas de algumas famílias que consideram a obra inadequada à faixa etária, por apresentar trechos supostamente eróticos, o livro foi removido da lista de leituras que seriam inicialmente trabalhadas em aula com os estudantes.

Os pais foram informados sobre a alteração durante as reuniões de acompanhamento e avaliação realizadas em maio, ocasião em que muitas famílias manifestaram sua contrariedade à decisão de retirada do livro, até por já terem iniciado a leitura e, em alguns casos, adquirido o livro impresso. Além disso, manifestaram preocupação com a interferência direta de algumas poucas famílias no plano de aula desenvolvido pelos professores e pela equipe pedagógica do colégio.

Após o caso ser apresentado na reunião do Fórum de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio, a Procuradoria da República dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal, por meio do procurador Enrico Freitas, sugeriu que fosse feito um debate ampliado da obra com a leitura online. Nasceu daí a ideia de fazer uma live com a leitura livre do Diário de Anne Frank em HQ. A live poderá ser acompanhada pelas páginas da Associação Mães e Pais Pela Democracia no Youtube e no Facebook.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora