Geral
|
21 de junho de 2021
|
14:12

Conversas Cidadãs estreia em 2021 debatendo Alimentação e Agronegócio

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

O que o modo como estamos nos alimentando tem a ver com a pandemia? Um ano e meio após o início do evento que sacudiu o mundo, muitos debates estão sendo feitos, em diferentes áreas do conhecimento, sobre o que já aprendemos – ou podemos aprender – com a pandemia do novo coronavírus. Se é que vamos aprender algo, dirá alguém mais cético. O fato é que a pandemia de covid-19 põe em xeque múltiplas facetas do nosso modo de vida. Entender a interface entre a atividade do vírus, como organismo biológico, e o contexto social que o cerca, parece ser uma condição fundamental para se buscar possíveis lições e aprendizados sobre o que estamos vivendo nos últimos meses. Estimular essa reflexão é um dos objetivos centrais da quinta edição do Conversas Cidadãs 2021, ciclo de debates promovido em parceria pelo Sul21 e pelo Goethe-Institut Porto Alegre. “Diálogos sobre o bem viver” é o tema geral desta quinta edição. E o primeiro programa do ano é dedicado à pergunta que abre esse texto. Confira abaixo o vídeo do primeiro programa do ano:

O primeiro programa da nova temporada do projeto Conversas Cidadãs tem como convidados o pesquisador Jean Segata, professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Juarez Pereira, agricultor,  guardião de sementes e integrante da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), de Porto Alegre. A conversa foi gravada em formato vídeo no auditório do Goethe e será lançada nesta próxima segunda-feira (21), às 19h no canal do Goethe-Institut Porto Alegre no Youtube.

Este é o primeiro programa da nova temporada do projeto Conversas Cidadãs, que este ano debaterá temas relacionados à sustentabilidade do modo de vida que conhecemos hoje, após mais de um ano de crise sanitária global e de agravamento da pandemia no cenário brasileiro. As conversas partirão do conceito de Bem Viver, que nasce em comunidades tradicionais e baseia-se em um entendimento de respeito e reciprocidade na relação entre o ambiente, os seres e a natureza.

Veja a retrospectiva do projeto, com todas as edições realizadas: https://bit.ly/conversascidadas2021

Pelo segundo ano consecutivo, os debates não ocorrerão presencialmente por causa da pandemia. Serão produzidos programas em vídeo, com convidados especiais que conversarão sobre a temática apontada acima. O primeiro programa, lançado nesta segunda-feira (21), ten como convidados o pesquisador Jean Segata, professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Juarez Pereira, integrante da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), de Porto Alegre, e guardião de sementes crioulas. O tema dessa primeira conversa girou em torno do que a pandemia tem a nos dizer sobre os nossos atuais padrões alimentares e o que esses padrões dizem sobre a sustentabilidade da nossa sociedade e a busca de uma melhor qualidade de vida. Gravada no auditório do Goethe Institute Porto Alegre, a conversa resultou em uma feliz combinação, com muitos pontos de encontro e complementaridade, entre o olhar de um pesquisador acadêmico e de um agricultor ecologista sobre o mesmo fenômeno.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora