Educação
|
24 de abril de 2024
|
16:37

Índice do INEP coloca UFRGS como melhor universidade federal do Brasil

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Isabelle Rieger/Sul21
Foto: Isabelle Rieger/Sul21

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revisou os números do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado inicialmente no dia 2 de abril, e apontou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como a melhor instituição federal de ensino superior do País, atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com a revisão, a nota da UFRGS superou a da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que até então era a melhor federal ranqueada.

O Índice Geral de Cursos avalia os indicadores de qualidade da educação superior, sendo os dados atuais referentes a 2022. Inicialmente, o Inep apontou um crescimento de 1,2% IGC da UFRGS. Após mudanças na metodologia, o Inep revisou os cálculos e apontou um crescimento de 1,9% no indicador, o suficiente para superar a UFMG.

 

*Fonte: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior. Resultados calculados pelo método novo do IDD/2022.

Segundo o INEP, a atualização constante dos cálculos dos indicadores visa ao aperfeiçoamento contínuo do IGC e, consequentemente, de sua representação sobre a realidade da educação superior no Brasil.

A UFRGS registrou crescimento pelo quarto ano consecutivo no IGC, chegando a 4,431518 em 2022. O crescimento de 1,9% é o maior registrado na série histórica da universidade.

“A revisão reforça a evolução da nossa UFRGS, reconhecida nos principais rankings nacionais e internacionais como uma das melhores universidades do país. E o que temos conquistado nos últimos anos nos dá segurança de que cresceremos ainda mais no IGC”, diz o reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões Mendes.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora