Educação
|
6 de junho de 2023
|
12:50

UFCSPA é a melhor universidade brasileira em ranking de impacto social na saúde

Por
Luís Gomes
[email protected]
Foto: divulgação/UFCSPA.
Foto: divulgação/UFCSPA.

A edição 2023 do Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho de universidades de todo o mundo em ações relativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, aponta que a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) ocupa a 83ª colocação no mundo no objetivos relacionado à “Saúde e Bem-estar”. Especializada em cursos da área da saúde, a UFCSPA é a única universidade brasileira entre as 100 melhores instituições neste objetivo.

Leia mais:
De Poa com Lucia Pellanda: ‘Não foi decretado o fim da pandemia’

O Impact Rankings, divulgado no dia 1º de junho, avalia os ODS para medir o impacto das universidades na melhoria da qualidade de vida da população, considerando tanto a comunidade interna quanto a sociedade em geral. Ao todo, foram analisadas 1.591 universidades de 112 países.

A UFCSPA participou com dados para nove dos 17 ODS e, com relação ao levantamento anterior, se manteve na faixa de 401-600 no ranking geral, com um aumento da sua nota de 65 para 69.6 (de um total de 100 pontos). Para obter essa classificação, foram consideradas as melhores pontuações da universidade: ODS 3 – Saúde e Bem-estar (83), ODS 5 – Igualdade de Gênero (101-200) e ODS 10 – Redução das Desigualdades (301-400).

“O mais importante é que esse é um ranking de impacto social dos objetivos sustentáveis do milênio, então mostra que, realmente, a gente está muito voltado para a colaboração com a sociedade”, diz a reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda.

Pellanda destaca que, além da melhora no ranking, a UFCSPA já tinha sido reconhecida pelo Prêmio Capes Elsevier 2022 na categoria Produção Científica Citada em Políticas Públicas, distinção que leva em conta a quantidade de artigos produzidos por pesquisadores da universidade citados na área de Políticas Públicas no período 2017-2021. Com 214 artigos, a UFCSPA foi uma das três instituições mais citadas neste campo. “Mostra que a vocação da universidade é contribuir com a sociedade”.

A reitora pontua que, nos últimos anos, a universidade vem elaborando um relatório de balanço social que classifica todos os projetos da instituição com relação aos ODS e que praticamente todos os projetos estão relacionados com os objetivos de saúde e bem-estar, buscando aproximar a universidade da sociedade.

Entre eles, há projetos como o “Ciência na maternidade”, que busca educar grávidas a cerca de questionamentos comuns quanto à maternidade e cuidados infantis, além de promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida do recém-nascido e durante o seu crescimento.

Outro projeto destacado no balanço social é a “Dança para crianças com paralisia cerebral”, que tem o objetivo de promover benefícios psicomotores, cognitivos, emocionais e socioculturais às crianças com paralisia cerebral.

“A gente faz parte da sociedade, não estamos separados dela, não tem muros. A sociedade tem que estar dentro da universidade e queremos contribuir para o crescimento da cidade e do Estado”, diz a reitora.

Em geral, a melhor universidade brasileira da lista é a Universidade de São Paulo (USP), que está na faixa de colocação entre 100-200. A UFCSPA é 10ª universidade brasileira a aparecer na lista, empatada com outras oito na faixa de 401-600. No ODS de Saúde e Bem-estar, outras três universidades brasileiras estão na faixa de colocação entre 100-200, a Universidade de Brasília, Universidade Federal de Uberlândia e USP.

Pellanda pontua que UFSCPA entrou no ranking há quatro anos e vem subindo gradualmente desde então.


Leia também